Don Quixote cavalga em pequeno e grande ecrã

Publicado a
Atualizado a

Em 1933, o actor russo Feodor Chaliapin interpretou o sonhador cavaleiro Don Quixote num filme realizado por Georg-Wilhelm Pabst. Uma interpretação histórica e um final inesperado, já que, ao contrário do que acontece no romance de Cervantes, aqui Don Quixote morre enquanto observa os seus preciosos livros a arderem. O filme Don Quijote, de Pabst, uma co-produção franco-britânica, inaugura um pequeno ciclo organizado pelo instituto da língua e da cultura da Espanha em Lisboa a propósito dos 400 anos da publicação do romance de Miguel de Cervantes. Na sessão de hoje, além do filme de Pabst, será exibida uma curta-metragem de Amaro Caballero Don Quijote es armado caballero (Espanha, 1970).

O ciclo prossegue no dia 12 com dois filmes do Leste Don-Kihot, uma curta-metragem de animação realizada por Vlado Kristi (Jugoslávia, 1957), a que se segue outro Don-Kihot (URSS, 1957), uma adaptação fiel do romance com realização de Grigori Kozintsev.

Don Quijote de la Mancha (Espanha, 1979), capítulo de uma série televisiva de animação dedicada a Don Quixote, será exibido no dia 19. A série completa (39 capítulos) passou na RTP nos anos 80, e aqui será exibido apenas o primeiro episódio, aquele que apresenta Don Quixote, as suas origens e as personagens mais importantes. Segue-se Don Quijote de la Mancha (Espanha, 1957), filme realizado por Rafael Gil, que conta com as interpretações de Sara Montiel e Fernando Rey.

Finalmente, no dia 26, será exibido La Mancha de Cervantes, documentário a preto e branco, que nos leva em "viagem" pelas terras do imaginário quixotesco. A realização é de Ramón Masats. E a terminar Don Quijote cabalga de nuevo (Espanha/México, 1972), filme de Roberto Gavaldón, inspirado em Cervantes.

Todas as sessões coneçam às 18.30, no auditório do Instituto Cervantes em Lisboa (na Rua de Santa Marta, 43). Os filmes passam em suporte DVD, na versão espanhola e sem legendas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt