Dois troços da A1 com crescimento de tráfego acima dos 13 por cento
De acordo com o Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (Inir), na mais longa autoestrada, (A1), com 303 quilómetros, a variação de tráfego total subiu 7,16 por cento comparando Dezembro de 2009 com o mesmo mês do ano passado. O relatório de tráfego na rede nacional de autoestradas relativa ao quarto trimestre de 2010 refere que os valores ponderados do tráfego médio diário foram no último mês de 2009 de 29.481 veículos e em Dezembro de 2010 de 31.593.
Dois troços da A1 registaram nesta comparação homóloga uma subida de mais de 13 mil viaturas (nó com o IC 24 -- Grijó e Feira -- nó com o IC24), enquanto a maior descida de circulação aconteceu entre Condeixa e Coimbra Sul (menos 1.136). Na A2, que liga Lisboa ao Algarve, com 240 quilómetros, a diferença entre Dezembro de 2009 e o mesmo mês de 2010, em média ponderada de tráfego diário foi uma diminuição de 919 veículos (16.759 contra 15.840). Todos os troços desta via registaram descida de circulação. Além da ponte 25 de Abril, com menos 4.579 viaturas em média diária, o troço que mais perdeu tráfego foi Setúbal - Marateca (menos 902 veículos diários).
A A5 (Lisboa - Cascais, 25 quilómetros) é a mais utilizada a nível nacional: em dezembro de 2009 o tráfego médio ponderado diário foi de 66.441 veículos contra os 64.501 do mesmo mês em 2010. O troço com maior descida, em tráfego médio diário, foi o que liga Alvide a Cascais (8.892 veículos), enquanto entre Estoril e Alcabideche foi a única área onde a taxa subiu (mais 1.121 veículos). Na autoestrada menos utilizada do país, a A13 Marateca -Almeirim (77 quilómetros), a comparação entre os meses de Dezembro de 2009 e 2010 mostram uma diminuição de 316 viaturas, em termos de média ponderada diária de tráfego.
Em 2009, a circulação foi de 3.782 e no ano passado de 3.466.