Doença mental pode explicar crime violento

Publicado a
Atualizado a

O que leva um filho a matar uma mãe?

Na maior parte dos casos, em que os agressores são jovens, as causas são o consumo de drogas pesadas, ou sintéticas, que promovem perturbações e surtos psicóticos, logo a intenção homicida. Também há casos de jovens que vivem em contexto de grande violência e desenvolvem problemas de comportamento. Apenas uma parte está associada a problemas mentais.

E quando o homicida é um adulto?

Normalmente as motivações são a vingança, discussões acaloradas ou situações mais complexas. Há homicídios em família resultantes de depressões profundas, como o homem que mata a família inteira e se suicida. Depois há homicídios mais bizarros, como desmembrar corpos e escondê-los num sítio perto. Estes casos poderão estar a associadas a doença mental. Na esquizofrenia paranoide há maior probabilidade de desenvolver condutas violentas. Mas, atenção, não é a esquizofrenia que promove o homicídio.

A violência contra os pais está a aumentar em Portugal?

Do estudo que temos feito sobre a tipologia dos homicídios, o que verificamos é que os homicídios são de facto resultantes das discussões e dos desacatos e discussões familiares. Mas os estudos sociológicos internacionais referem que o homicídio é um tipo de crime que tende a diminuir.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt