DN foi o jornal que mais cresceu em vendas
O Diário de Notícias foi o jornal cuja circulação paga (vendas em banca + negócios) mais cresceu no segundo trimestre de 2007 (Abril a Junho), quando comparado com igual período do ano passado: uma subida de 13,4%, segundo os dados da Associação Portuguesa de Controlo de Tiragens (APCT), ontem divulgados. E é também o jornal que mais cresce se compararmos o primeiro (Janeiro a Março) ao segundo trimestre deste ano, com uma subida de 12,7%. O DN tem uma média mensal de 38 944 exemplares diários vendidos entre Abril e Junho de 2007.
No geral, o segmento de diários generalistas de âmbito nacional vendeu em média menos 9 mil exemplares por edição nos primeiros seis meses deste ano. De acordo com os dados da APCT, a média de vendas destes jornais diminuiu 2,7%, para cerca de 320 mil exemplares diários entre Janeiro e Junho.
Assim se explica que, fazendo as contas aos primeiros seis meses do ano, apenas o Diário de Notícias e o Correio da Manhã registem crescimentos nas vendas, com o DN em larga vantagem - um aumento de 6,1% contra 2,7%.
Dos restantes títulos de informação geral, além do Diário de Notícias, apenas o Correio da Manhã - líder - e o Jornal de Notícias crescem nas vendas neste segundo trimestre. Quanto ao tablóide, a subida é de 8%, para quase 118 mil exemplares, em relação a igual período do ano passado. Um comportamento impulsionado pelo aumento das vendas em Abril e Maio, altura em que o título da Cofina disponibilizava uma colecção de DVD grátis aos fins-de-semana.
O Jornal de Notícias mantém-se como o segundo jornal mais vendido no País, com uma subida de 4,4% no segundo trimestre, uma média de 96 258 mil exemplares vendidos por dia de Abril a Junho deste ano.
Voltando aos jornais de referência, o Público fechou o segundo trimestre deste ano com uma média de vendas de 44 286 exemplares diários, o que representa uma descida de 6,7% face ao mesmo período ano anterior.
Na última posição do segmento mantém-se o 24 Horas, jornal cuja média de circulação paga registou uma queda de 15,5%, recuando dos 39 225 exemplares do segundo trimestre de 2006 para os 33 147 jornais vendidos diariamente entre Abril e Junho deste ano.
Um dado curioso é o facto de todos os diários (à excepção do 24 Horas) terem registado uma subida nas vendas durante o mês de Maio, altura em que o caso Maddie captou todas as atenções.
Quanto aos jornais gratuitos, cuja concorrência fez cair as vendas dos diários, distribuíram 353 695 exemplares diários nos primeiros seis meses do ano, um crescimento de 10%, quando comparado com o mesmo período de 2006. No entanto, estes dados deverão sofrer alterações nos próximos meses já que este relatório não integra ainda os valores dos novos gratuitos Meia Hora e GlobalNotícias. A liderança deste segmento é actualmente ocupada pelo Metro, que cresceu 13,7%, para 179 mil exemplares. O Destak distribui 175 mil jornais, uma subida de 6,4%. |