Discriminação repete-se no novo 'Big Brother'

Publicado a
Atualizado a

Comissão para a Igualdade Racial aprova a expulsão

Ao décimo dia de programa, e pela segunda vez este ano, o Big Brother inglês viu-se obrigado a expulsar um concorrente devido a comentários racistas. Desta vez foi Emily Parr a ir para casa mais cedo. A jovem de 19 anos, concorrente do recente BigBrother8, foi expulsa na quinta-feira por discriminação racial contra outra participante do concurso. Em causa está o facto de a estudante de artes ter chamado "nigger" (o equivalente a 'negra' mas com um sentido pejorativo na cultura anglo-saxónica) a Charley Uchea, concorrente de raça negra.

A informação foi divulgada através de um comunicado do Channel 4, canal britânico que transmite o realityshow. Ainda dentro da casa, pouco tempo antes da expulsão, Emily Parr afirmou que fez o comentário sem qualquer intenção de ofender a concorrente negra de 21 anos. Uchea respondeu que não levou o comentário a peito, mas que, não obstante, ficou chocada com a utilização daquele tipo de linguagem.

O incidente na casa do Big Brother não aconteceu durante uma transmissão em directo, mas o Channel 4 afirmou que a decisão de expulsar Emily Parr foi tomada "imediatamente". A televisão britânica justificou a sua decisão à Endemol - produtora do programa - alegando que Parr "violou as regras de comportamento do programa".

Angela Jain, uma das responsáveis pela versão britânica do realityshow, afirmou que "Parr compreende o porquê da sua expulsão e lamenta o sucedido". A mesma acrescentou que "o termo nigger é claramente racial e ofensivo. Não há justificação alguma para a sua utilização", disse.

A Comissão para a Igualdade Racial britânica já mostrou a sua satisfação face à atitude do Channel 4. "Isto demonstrará a todos que não se deve tolerar a prática de comportamentos racistas em qualquer que seja a sua forma. Deste incidente, podemos realçar que não existe um estereótipo para uma pessoa racista, pode vir de qualquer tipo de educação ou posição social", afirmou a comissão em comunicado.

De qualquer forma, a jovem já se encontrava com um pé fora da casa vigiada, uma vez que era uma das nomeadas da semana. Só faltava saber qual o resultado da votação do público inglês.

Uma casa de mulheres

Pela primeira vez no BigBrother inglês, os doze concorrentes não estão representados igualmente em termos de género. Aliás, nesta última edição, que se estreou na semana passada, existe apenas um concorrente masculino, Ziggy, de 26 anos. Os restantes 11 habitantes são todas mulheres. Um inédito na história do realityshow.

A expulsão de Parr acontece apenas uma semana depois da polémica em torno da divulgação do vídeo que mostra os comportamentos racistas por parte da inglesa Jade Goody em torno da indiana Shilpa Betty, na edição de Janeiro do BigBrotherFamosos. O Channel 4 viu-se recentemente obrigado a um pedido de desculpas público e oficial.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt