Disco novo com velhos êxitos de Tina Turner
Música. Álbum à venda a partir de hoje
'Tina!' deu origem a digressão mundial que não passa por Portugal
Aos 68 anos, Tina Turner voltou à estrada. Portugal ficou fora da agenda da Tina: Live in Concert Tour, que arrancou no mês passado e se prolonga até Abril de 2009, mas o disco que suporta a digressão está a partir de hoje à venda. Com versões de estúdio e ao vivo, Tina! Her Greatest Hits integra 16 temas antigos (Steamy Windows, I Don´t Want to Fight, Addicted to Love, entre outros) e dois inéditos (It Would Be a Crime e I'm Ready).
Há oito anos que a chamada "rainha do rock'n 'roll" não lançava um álbum.Com este comeback, mostra que não só ainda tem energia para aguentar o ritmo de uma digressão (37 datas nos EUA e 43 na Europa) como tem fãs dispostos a pagar para verem ao vivo as suas fabulosas pernas: apesar de Tina! não ter sequer chegado à primeira metade da tabela dos cem álbuns mais vendidos da Billboard, os bilhetes para a digressão estão praticamente esgotados.
Já em 1984, Tina Turner protagonizara um dos mais assinaláveis regressos da história do rock. Depois do sucesso com o marido Ike nos anos 60, e de declínio dos anos 70, What's Love Got to Do it foi um êxito mundial e, pela primeira vez, Tina Turner chegou ao primeiro lugar da tabela Billboard. Seguiu-se-lhe Private Dancer, que vendeu mais de 11 milhões de cópias em todo o mundo. Nesse ano, recebeu um MTV Music Award, dois American Music Awards e quatro Grammy Awards. Em Fevereiro de 1985, com 45 anos, Tina Turner lançou-se na sua primeira digressão mundial, com 170 concertos.
Até ao final dos anos 80, Tina Turner entrou no filme Madmax 3 - Além da Cúpula do Trovão, teve êxitos como We Don´t Need Another Hero, Typical Male ou The Best, e continuou a encher estádios um pouco por todo o lado. Depois disso, ainda gravou uma canção para James Bond (GoldenEye) mas, a partir daí, os megaêxitos começaram a escassear.
Não admira, portanto, que a maioria dos temas escolhidos para este último disco pertençam a este período de ouro, entre as décadas de 80 e 90. Dos temas antigos, destacam-se River Deep - Mountain High, que muitos consideram a melhor música de Tina & Ike, e a sua versão de Proud Mary.
No próximo dia 26, Tina Turner festejará o seu 69.º aniversário a cantar The Acid Queen (dos The Who) para as 18 500 pessoas que vão estar no Prudential Center, em Newark.