Direitos de Tom Jobim em tribunal

Publicado a
Atualizado a

A família do compositor brasileiro Tom Jobim entrou com um processo em tribunal por violação de contrato de direitos autorais nos Estados Unidos, alegando que muitas das suas composições foram erradamente creditadas aos tradutores que as adaptaram para inglês. Tal terá acontecido sobretudo depois da morte do músico, em 1994.

Advogados da viúva e de três filhos do autor de Garota de Ipanema alegam que houve quebra de contrato e não pagamento de direitos de autor pelo grupo Universal, através da Universal Studios e do Universal Music Publishing Group. Segundo os autores do processo, a Universal nunca foi proprietária dos direitos das músicas em questão e, por isso, não tinha o direito de conceder esses direitos a outras pessoas. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, estes familiares consideram este facto "uma singular demonstração de arrogância e fraude".

A família de Jobim pretende reaver os direitos de autor, além de requerer ainda um valor não especificado pelos supostos danos. "Os Jobim obviamente levam muito a sério a herança e os direitos de autor de Antônio Carlos Jobim", afirmou o advogado John Rosenberg, citado pela bbc.com. "Eles não entraram neste processo de forma leviana e estão plenamente confiantes de que lhes será dada razão", acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt