Dia Nacional do Arquiteto celebrado em Lisboa e no Porto
De acordo com a entidade, a cerimónia de 03 de julho, Dia Nacional do Arquiteto, decorrerá às 18:00 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
No Porto, decorrerão no dia seguinte, quinta-feira, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, também às 18:00, e têm ainda como finalidade encerrar as comemorações dos 20 anos da Ordem dos Arquitetos.
"A ideia de fazer coincidir o final das comemorações dos 20 anos da Ordem dos Arquitetos com uma homenagem aos membros com 50 ou mais anos de vida associativa é a consequência natural da opção anunciada na tomada de posse desta direção", lê-se num texto do presidente da Ordem, José Manuel Pedreirinho, publicado no sítio 'online´ da entidade.
"É também a manifestação da nossa vontade relembrar muitos daqueles que, no anonimato do seu trabalho enquanto arquitetos, e nas suas múltiplas atividades, contribuíram para a construção desta casa que, apesar das suas muitas limitações e contradições, é o resultado de um trabalho continuado de muitas direções que sempre souberam manter-se na intransigente defesa dos arquitetos portugueses", acrescenta.
O Dia Nacional do Arquiteto é assinalado anualmente a 03 de julho com o objetivo de celebrar a função social, a dignidade e o prestígio da profissão de arquiteto em Portugal.
A data marca a publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitetos, a 03 de julho de 1998, assim como a data de revogação do Decreto n.º 73/73 com a publicação da Lei 31/2009.
Esta lei aprovou o regime jurídico que estabelece a qualificação profissional exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e subscrição de projetos de arquitetura.