Desemprego e corrupção dominam 1.088 folhas A4

Críticas à falta de emprego, ao trabalho precário, à corrupção e ao sistema político dominam as mensagens deixadas nas folhas recolhidas na manifestação do Porto da "Geração à Rasca", em 12 de Março.
Publicado a
Atualizado a

A apresentação da análise estatística das 1.088 folhas de diferentes formatos, na sua maioria A4, é um dos temas do debate "Precariedade e direitos laborais" que os organizadores da manifestação promovem sábado no Porto.

Ana Castro, uma das organizadoras, disse hoje à agência Lusa que uma breve análise estatística está já publicada no blogue do movimento do Porto, que inclui também a reprodução de todas as folhas.

A maioria das mensagens levanta questões relacionadas com a precariedade e o emprego (18% e 17%, respectivamente), corrupção e sistema político (15% e 14%, respectivamente) e recibos verdes (10%).

"Em suma, esta análise aponta para dois grandes grupos de reivindicações: o emprego e o sistema político/corrupção. Esperamos que a publicação destas folhas e esta primeira análise constituam mais um contributo para o debate público e que este ande a par de um país menos precário e mais justo", salienta o movimento.

Entre as folhas digitalizadas, podem ler-se mensagens como "Estamos fartos de cumprir ordeiramente para que os ricos prosperem", "Eu quero ser feliz!", "Menos deputados", "Portugal vende-se", "'Primeiras' oportunidades para recém-licenciados", "Onde está o 25 de Abril?", "Mãe à rasca", "Basta de corruptos" e "Contra a cunha".

Ana Castro referiu que o objectivo principal do debate é a apresentação e recolha de assinaturas da iniciativa legislativa de cidadãos para que seja aprovada pela Assembleia da República uma lei contra a precariedade.

Esta iniciativa envolve vários movimentos e associações em todo o país, que pretendem reunir as 35 mil assinaturas necessárias para que a proposta seja discutida no Parlamento.

Para o debate, que vai decorrer no Café Concerto da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), foram convidados todos os partidos concorrentes às eleições de 05 de Junho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt