Descontração total é a chave do êxito

O programa que refresca os dias de verão da RTP1 há seis anos é uma máquina bem oleada e dá-se ao luxo de ter alguns improvisos. Tânia Ribas de Oliveira e Serenella Andrade deixaram-se levar ao sabor do vento da praia do Tamariz e o resultado foi uma alegria contagiante.
Publicado a
Atualizado a

"Vamos deitar-nos, Serenella? Mas que bem que se está, acho que vou passar aqui a tarde toda", atira Tânia Ribas de Oliveira, ao mesmo tempo que se deita numa espreguiçadeira com vista para a Praia do Tamariz (Estoril). Serenella Andrade não se deixa ficar e acompanha a colega de apresentação do programa Verão Total (RTP1). "Já viram que bem que estamos aqui deitadinhas? Até podemos começar o programa assim, o que acham?", desafia Serenella. E a cena acaba mesmo por ir para o ar no arranque do programa, conferindo-lhe um toque de naturalidade e descontração.

Mas voltemos atrás. Antes de se deitarem nas espreguiçadeiras da praia que fica situada mesmo defronte do Casino Estoril, Serenella Andrade e Tânia Ribas de Oliveira seguiram os passos clássicos de qualquer apresentador. Deram uma vista de olhos pelo alinhamento do programa, ajeitaram os microfones de lapela e ouviram algumas indicações do realizador. "Daqui a alguns minutos vamos entrar no ar. Já temos os músicos a postos e os convidados sentados naquelas cadeiras", avisa o realizador, sob o olhar atento da dupla de apresentadoras da RTP1.

À volta do perímetro onde o programa é gravado estão várias dezenas de pessoas: de fãs de Tânia e Serenella a meros curiosos que por ali passam naquela altura. "Tânia, deixa-me tirar uma fotografia contigo", ouve-se da boca de uma jovem, de olhar tímido, encorajada pela amiga do lado. "Olá meu amor, estás boa? Vamos lá tirar a fotografia, então", diz a apresentadora, embevecida e fazendo o seu melhor sorriso para a câmara.

Do outro lado, Serenella Andrade aproveita uma sombra para descansar as pernas antes de o direto começar. E nem o facto de estar num local mais isolado impede uma admiradora de se aproximar e meter dois dedos de conversa. "Gosto muito de si, Serenella. Sou uma espectadora dos programas da RTP1, fazem-me muita companhia", desabafa uma senhora, na casa dos 60 anos, recebendo em troca o olhar terno e agradecido de Serenella.

Mesmo no areal da praia do Tamariz está Helena Coelho, que aproveita os últimos minutos antes de o programa ir para o ar para debitar algumas palavras para a câmara, em jeito de teste. Ao seu lado está um jovem, de 12 anos, que aguarda para ser entrevistado pela repórter.

Terminou o tempo. Voltamos à casa de partida, onde Serenella e Tânia se encontram deitadas em duas espreguiçadeiras. "Atenção, vamos entrar no ar dentro de um minuto", avisa o realizador. O genérico do Verão Total começa a ser exibido e, de microfone em punho, as duas apresentadoras entram em direto.

Pouco depois, o cantor angolano Anselmo Ralph já está a postos para brindar o público com uma das suas canções. E, de repente, as atenções centram-se numa visita inesperada: João Baião. Mesmo de folga, o apresentador, que passava por ali perto na altura, aproveita para fazer uma curta visita à equipa do Verão Total. "Olá meu amor", solta Tânia Ribas de Oliveira, visivelmente feliz com a presença do seu colega de apresentação do programa Praça da Alegria. Assim que Anselmo Ralph começa a cantar, João Baião avança para o meio do recinto e começa a dançar, balançando uma das bandeiras da RTP1 que se encontravam no local.

E com a mesma rapidez com que aparece, também de súbito desaparece da vista de todos. "O João [Baião] já foi embora? Que pena, gostava tanto de ter tirado uma fotografia com ele. Paciência", diz-nos Serenella Andrade.

Além da energia que caracteriza Tânia e Serenella, as duas apresentadora confessam que o seu grande combustível é o carinho das pessoas que assistem ao programa. "O mais importante de fazermos estes quilómetros todos à volta do país é sabermos que estamos a ir ao encontro das pessoas que ao longo do ano nos acolhem tão bem. Isso tem um sabor indescritível", sublinha Tânia. "É muito bom recebermos este agradecimento cara a cara", finaliza Serenella.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt