Descobertos ovos de dinossauro dentro da mãe

Publicado a
Atualizado a

Uma descoberta rara, descrita na edição de hoje da revista Science, vem lançar uma nova luz sobre a biologia reprodutiva dos gigantescos répteis que dominaram a paisagem terrestre há mais de 150 milhões de anos. Trata-se de dois ovos de dinossauro fossilizados que foram descobertos ainda dentro de um dinossauro fêmea.

De acordo com os cientistas que estudaram o achado, os resultados apontam no sentido do que já vem sendo defendido pelos paleontólogos nos últimos anos que as aves modernas têm antepassados dinossauros.

Os fósseis, que incluem os ossos do pélvis e dois ovos com a sua casca dura já formada, são do Cretáceo Superior e foram encontrados na região de Hongcheng , na província de Jiangchi, no sul da China, e estão agora depositados no Museu Nacional de História Natural de Taiwan.

Liderada pelo investigador Tamaki Sato, a equipa que avaliou os fósseis classificou-os como pertencentes a um oviraptossáurio, que é um subgrupo dos terópodes. Estes últimos são justamente os dinossauros que se pensa terem dado origem às aves modernas.

Os dois ovos têm uma forma alongada e são grandes. Segundo os cientistas, poderiam ter-se assemelhado a dois ananases de dimensão média, mas de casca lisa.

O tamanho idêntico de ambos os ovos sugere ainda que os dois oviductos (os canais de transporte dos ovos) produziram, cada um, um ovo respectivamente, mas em simultâneo.

No artigo hoje publicado na Science, os autores sugerem, com base na análise dos fósseis, que estes aspectos do sistema reprodutivo desta espécie de dinossauro partilham muitas similaridades, não apenas com o sistema reprodutivo dos répteis primitivos, mas também com o das aves modernas.

O dinossauro fêmea em causa tinha dois ovários e respectivos oviductos, tal como acontece no caso dos crocodilos e ainda de outros répteis.

Não é assim, no entanto, no caso das aves modernas, que têm apenas um sistema. Mas, tal como acontece com as aves, cada oviducto no dinossauro produzia apenas um grande ovo de cada vez. Neste ponto concreto, dinossauros e aves distanciam-se dos crocodilos e seus companheiros répteis, já que estes podem produzir um conjunto grande de ovos de uma só vez. A análise do dinossauro mostra que ele não tinha essa possibilidade.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt