Descoberto o 'avô' terrestre das baleias e dos golfinhos

Publicado a
Atualizado a

Fósseis com 48 milhões de anos, descobertos em Cachemira, na Índia, têm aparentemente a chave para perceber de onde vêm afinal os cetáceos.

Os restos fossilizados, estudados por investigadores da universidade norte-americana do Ohio, mostram que um animal terrestre, quadrúpede e a meio caminho entre uma raposa e um veado, e que os cientistas designaram por Indohyus, seria o último antepassado directo das baleias e golfinhos que pisou terra firme.

A descoberta foi publicada ontem na revista Nature pela equipa de investigadores, liderada por Hans Thewissen. No artigo, os investigadores defendem que, apesar de as baleias e estes animais terrestres que viveram há 48 milhões de anos, não terem aparentemente nada em comum, partilham alguns padrões anatómicos. Entre eles estão as estruturas das respectivas caixas cranianas.

"Descobrimos o parente extinto mais próximo das baleia, que lhes é inclusivamente mais próximo que qualquer outro parente actual", explicou o líder da equipa, Hans Thewissen, da universidade de Ohio, citado pela BBC News online. Os cientistas conseguiram perceber que aquele animal vivia preferencialmente em terra firme, mas que podia também mergulhar.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt