Descendente do Rei-Sol

Publicado a
Atualizado a

Vasco da Gama foi um dos antepassados desta actriz com sangue azul

A actriz Rita Salema nasceu em Lisboa, a 16 de Novembro de 1966, sendo a mais velha de três irmãos, filhos do primeiro casamento de José António Cardoso de Menezes Salema, natural de Lisboa, com Maria Helena Póvoas Bento de Almeida, do Porto. Tem uma filha do casamento com o actor e encenador Almeno Gonçalves. Pelo lado materno, Rita Salema pertence a uma família de arquitectos do Porto. Seu avô Joaquim Cardoso Bento de Almeida, filho de José Bento de Almeida e de Maria Juliana Cardoso, casou com Alcina da Silva Póvoas, também do Porto, filha de Joaquim Ferreira Póvoas e de Eufémia da Bonança da Silva.

Foi seu avô paterno Diogo da Gama Lobo Salema, nascido em Moçambique, filho de Manuel da Gama Lobo Salema Saldanha e Sousa, estabelecido em Lourenço Marques no início do século passado, e de sua mulher e prima Maria José de Oliveira Pinto da França, de Lisboa. Era esta filha de Bento da França Pinto de Oliveira, governador de Timor, filho dos 1.os condes de Fonte Boa e de Maria Bernardina da Gama Lobo Saldanha e Sousa, filha de Manuel Xavier da Gama Lobo Salema, senhor do morgado de Sandomil, e de D. Maria Isabel Libânia da Camara de Mendonça Côrte-Real de Sousa Tavares. Esta quarta-avó de Rita Salema era filha de D. Diogo de Mendonça Côrte Real (bisneto do seu homónimo, célebre secretário de D. João V e diplomata) e da 9.a senhora de Mira Maria Bernardina de Sousa Tavares. Entre os senhores de Mira, que remontam ao século XV, encontramos capitães-generais de Mazagão, de Pernambuco e um governador de Angola. O bisavô por varonia de Rita Salema, Manuel da Gama Lobo Salema, era filho de António da Gama Lobo Salema de Saldanha e Sousa, fidalgo da Casa Real, e de sua mulher, Luísa Pinto Barreiros, de uma família de São Miguel de Poiares, no Peso da Régua, sendo neto paterno dos senhores do morgado de Sandomil.

A avó paterna da actriz, Francis- ca Maria Ana de Melo Breyner Car- doso de Menezes, era filha de José Cardoso de Menezes Martins (filho dos 1.os condes de Margaride) e de Margarida Maria José Braamcamp de Melo Breyner, com quem casou em Almeirim em 1901. Esta senhora era filha dos 3.os condes de Sobral. A condessa, D. Francisca de Almeida e Vasconcelos, era filha dos 2.os condes da Lapa, neta materna dos 2.os marqueses de Borba e bisneta dos 3.os marqueses de Tancos.

O 3.o conde de Sobral, Hermano José Amalric Braamcamp Sobral de Melo Breyner, era neto paterno de Francisco de Melo Breyner, 2.o conde de Ficalho e de D. Eugénia de Almeida, 1.a duquesa de Ficalho (filha dos marqueses de Lavradio) e neto materno do diplomata e grande proprietário 1.o conde de Sobral, que casou em França, Agen, em 1806 com Louise de Narbonne-Lara, neta paterna de Luís XV e de Françoise de Châlus, duquesa de Narbonne-Lara.

Luís XV reinou em França de 1715 a 1774, sucedendo a seu bisavô Luís XIV, que reinara 72 anos, desde 1643. Por esta linha, Rita Salema é 10.a neta do Rei-Sol e de Maria Teresa de Áustria, infanta de Espanha, filha de Filipe IV de Espanha e III de Portugal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt