Dentro da favela com mãe Célia e MC Playboy

O português Mário Patrocínio filmou 'Complexo: Universo Paralelo'.
Publicado a
Atualizado a

Há ratos e muito lixo, esgotos ao ar livre, casas destruídas, barracas, traficantes que passeiam pelas ruas de armas em punho. Mas também há papagaios de papel no céu azul. Crianças de sorrisos lindos. Mãe Célia, que luta pela sobrevivência dos filhos entoando cânticos a Cristo. Senhor Zé, que planta árvores e tenta ensinar as pessoas a tomarem conta do seu bairro. MC Playboy, que conta nos seus raps como é difícil a vida dos jovens na favela e espera inspirá- -los, mostrando como, se trabalharem, poderão comprar os ténis da moda e ser felizes longe do crime. O Complexo do Alemão é o maior aglomerado de favelas do Rio do Janeiro, com mais de 300 mil habitantes, que os irmãos portugueses Mário e Pedro Patrocínio (realizador e director de fotografia) nos mostram no filme Complexo: Universo Paralelo - passa hoje, às 21.00, no DocLisboa.

"Foi um processo muito longo e difícil", conta Mário Patrocínio. Foi pela mão de MC Playboy, com quem fizeram o videoclipe do tema Por Amor, que entraram num mundo que, à partida, lhes parecia "impenetrável e perigosíssimo". "Fomos conversando com as pessoas, frequentando os bares e os bailes." Tudo para ir conquistando a confiança da população. Até que um dia, já com a ideia do filme na cabeça, foram falar "com o tráfico": sem o acordo dos traficantes não seria possível ligar a câmara. "A única coisa que prometemos em troca foi a verdade", garante o realizador.

"Queríamos mostrar a favela com um olhar de dentro da comunidade. E para isso tínhamos de criar uma intimidade. Sem isso, o filme seria outro."

Entre a pesquisa e a filmagem passaram-se quatro anos. "É impossível saber quanto custou. Tudo o que ganhámos foi para o filme. Não tivemos subsídios e era muito complicado arranjar apoios privados. Afinal, poucos acreditávamos que saíssemos dali vivos", recorda. Conseguiram. Complexo: Universo Paralelo estreia comercialmente no início de 2011.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt