De volta à guerra em 'The Pacific'

Após 'Irmãos de Armas', Steven Spielberg e Tom Hanks tutelam nova série passada na II Guerra Mundial  <br />
Publicado a
Atualizado a

Tem um orçamento de 150 milhões de dólares (104 milhões de euros), é co-produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, passa-se na II Guerra Mundial, na frente do Pacífico, e é uma superprodução envolvendo alguns milhares de actores e técnicos, inteiramente rodada na Austrália. Mas não é nem a continuação de O Resgate do Soldado Ryan, nem sequer foi feita para passar no cinema.

A série de guerra The Pacific é a sucessora de Irmãos de Armas (2001), exibida em Portugal na altura pela SIC, e tal como esta, é produzida pela estação HBO, associada à DreamWorks de Spielberg, e à australiana Seven Network Australia. O argumento foi escrito por Spielberg, Hanks , Gary Goetzman e por nomes como George Pelecanos, um dos autores de The Wire-Sob Escuta, ou Bruce McKenna, que também assinou vários episódios de Irmãos de Armas.

Com estreia prevista para o próximo mês de Março nos EUA, The Pacific é mais uma prova - e muito grande - de como a televisão se está a bater de igual para igual com o cinema, na escala, nos investimentos e na ambição dos projectos, e a superá-lo em matéria de qualidade e de disponibilidade em termos de liberdade criativa, meios e tempo. Como comentou um dos produtores de The Pacific, "Nesta altura, era impossível fazer em cinema um projecto tão grande e tão complexo como este. A começar pelo tempo. The Pacific não cabia num filme".

Composta por 10 episódios de uma hora de duração cada, num total de 600 minutos, The Pacific reproduz a estrutura formal e narrativa de Irmãos de Armas. Esta seguia os soldados de uma companhia de infantaria da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA, desde o desembarque na Normandia, em 1944, até à invasão da Alemanha e ao final do conflito, um ano mais tarde

A nova série centra-se nos homens da 1ª Divisão dos Marines e na sua acção no teatro de guerra do Pacífico, contra os japoneses. E se Irmãos de Armas se baseava no livro homónimo do historiador Stephen Ambrose (entretanto falecido), The Pacific alicerça-se nas memórias de dois Marines, With the Old Breed, de Eugene Sledge, e Helmet for my Pillow, de Robert Leckie, e nas recordações do seu camarada John Basilone.

Tal como em Irmãos de Armas, o elenco é composto por actores desconhecidos, com muito poucas excepções, caso de Joseph Mazzello (o miúdo de Parque Jurássico), e vários realizadores desdobraram-se atrás das câmaras. Nem Steven Spielberg nem Tom Hanks assinaram qualquer episódio. Segundo Hanks revelou ao The Sunday Times, as cenas de combate de The Pacific são "muito mais ferozes" do que a célebre sequência de abertura de O Resgate do Soldado Ryan, que recria o desembarque aliado nas praias francesas, no Dia D.

O DN não conseguiu apurar se alguma das televisões portuguesas já adquiriu para exibição aquela que é a grande estreia televisiva de 2010 nos EUA, bem como a série mais cara de sempre.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt