Dália Madruga e Bernardo Sousa: "Vivemos um dia de cada vez"
Não foi paixão à primeira vista, mas Dália Madruga, de 30 anos, e Bernardo Sousa, de 23, já não disfarçam o momento feliz que estão a viver juntos. "Conhecemo-nos através de amigos comuns", revela à Notícias TV a apresentadora da RTP. "Foi num rali já há uns anos, a Dália estava a fazer o Só Visto! e fomos apresentados", conta o piloto.
Na altura, Bernardo tinha namorada e Dália ainda estava casada, mas de lá para cá tudo mudou. Ele acabou recentemente um namoro com a actriz brasileira Joana Balanguer e ela separou-se do marido, João, de quem tem um filho com cerca de três anos. Livres para amar, os dois foram atingidos pela seta do Cupido.
"Há pouco tempo voltámos a falar mais frequentemente e surgiu o amor. Foi uma coisa muito espontânea, não sei dizer quando é que aconteceu. Um dia descobrimos que estávamos apaixonados um pelo outro. Estamos juntos há menos de um mês e estou muito feliz", conta a cara da estação pública de televisão com um brilho nos olhos.
Dália Madruga mostra-se surpreendida com o novo romance, que não esperava encontrar tão cedo. "Estava numa fase da minha vida em que achava que já não existiam amores assim. Andava tranquila, a ultrapassar o fim do meu casamento e a tentar equilibrar-me. O amor pelo Bernardo apanhou-me um bocadinho na curva, mas ainda bem que aconteceu", diz. E admite que tem sido tudo muito rápido: "Toda a nossa relação acontece muito de repente e muito rápido, mas de forma muito natural."
Dália já apresentou o filho ao namorado
Uma das maiores preocupações de Dália Madruga ao assumir a relação era o filho, João, que completa três anos em Agosto. Mas os receios cedo se mostraram infundados. "Quando somos mães a nossa primeira preocupação é saber se o nosso filho vai entender e gostar da pessoa que temos ao nosso lado. Se o João não gostasse do Bernardo dificilmente a nossa relação seguiria, mas felizmente eles dão-se muito bem. Acho que é muito fácil darem-se com o meu filho, é uma criança extremamente bem-disposta e muito doce. Fiquei feliz por se entenderem, é meio caminho andado para as coisas correrem bem", diz a repórter do Só Visto!. Já Bernardo desfaz-se em elogios ao filho da namorada: "É um miúdo muito divertido, espectacular, é difícil não gostar dele."
O actual líder do Campeonato Nacional de Ralis também já conheceu o ex-marido de Dália. "É bom que assim aconteça, porque vou estar a cuidar do filho dele e é importante que nos entendamos bem. E é menos uma guerra", explica Bernardo.
Reaproximação falhada e namoro polémico
A notícia de um romance entre Dália Madruga e Bernardo Sousa apanhou quase toda a gente desprevenida. Por um lado, porque até há pouco tempo o piloto namorava com a actriz brasileira Joana Balanguer - que entrou recentemente em Lua Vermelha da SIC - enquanto Dália dava uma nova oportunidade ao relacionamento com o ainda marido e pai do seu filho, João Fernandes.
Dália não foge às perguntas e faz questão de esclarecer: "Eu nunca escondi que houve uma reaproximação ao João mas nunca falei em reconciliação. Chegámos à conclusão de que estávamos a tentar mais pelo Joãozinho do que por nós enquanto casal e decidimos que não fazia sentido continuar. Cada um seguiu o seu caminho e sei que o João vai encontrar uma mulher à altura dele e que o faça muito feliz, é o que eu desejo."
A apresentadora garante que ficou amiga do ainda marido, de quem está a divorciar-se (os papéis do divórcio deram entrada há quatro meses) e que "não houve constrangimentos" relativamente à sua nova relação. "Até porque o João e o Bernardo já se conhecem", justifica.
Já o jovem piloto não quer polémicas à volta do fim da relação com Joana Balanguer: "Tenho a consciência tranquila e não sou o mau da fita de certeza. São águas passadas, acabou. Agora quero concentrar-me na carreira e na pessoa com quem estou. A vida continua, ela [Joana] voltou para o Brasil e eu fiquei por cá com a minha família e os meus amigos."
Dália, por sua vez, é mais crítica para com quem acusa Bernardo de ter agido mal com a ex-namorada, que deixou tudo do outro lado do Atlântico para vir para Portugal atrás do amor. E defende-o. "Ela [Joana Balanguer] esteve cá a fazer uma novela, acabou a novela e voltou para o Brasil. Fim de história. Quem quiser perceber nas entrelinhas, percebe..."
"Vivemos um dia de cada vez"
Apesar de o romance de Dália e Bernardo ser recente, o piloto já conhece o filho da apresentadora, e a irmã da actriz Núria Madruga também foi apresentada às pessoas mais próximas do campeão de ralis. "Estive no rali de Portugal a acompanhar o Bernardo e conheci grande parte da família dele", conta Dália à NTV. E a reacção por parte do clã Sousa ao namoro foi a melhor. "Era difícil ela não ser aceite. A Dália torna tudo fácil", elogia o madeirense.
Na semana passada, a repórter do Só Visto! passou três dias na ilha da Madeira, terra natal de Bernardo Sousa, e aproveitaram para namorar. Numa curta sessão fotográfica para a nossa revista, no moderno Hotel The Vine, no centro do Funchal, o casal mostrou-se muito apaixonado e até fez uma tatuagem igual para celebrar a união (ver caixa na página anterior).
Conscientes de que a relação ainda é recente, Dália e Bernardo são cautelosos em relação ao futuro. "Cada dia é um dia, sem grandes planos. Eu tenho 30 anos, não faz sentido querer tudo para ontem. O importante é preocuparmo-nos com o presente, claro que a pensar no futuro, mas vivemos um dia de cada vez. Não vamos casar nem ter filhos para a semana que vem", explica a mais velha das manas Madruga, entre risos.
Mas ela não esconde que gostava de ser mãe "mais umas quantas vezes." E pode ser que Bernardo seja o pai ideal...