D. Nuno Álvares Pereira é o novo santo português

Publicado a
Atualizado a

O cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Causa dos Santos no Vaticano, assegurou aos bispos portugueses - em visita à Santa Sé até à próxima segunda-feira -, que "o processo do beato Nuno de Santa Maria é aquele que está mais avançado". Seria, segundo os dados actuais, o 11.º santo português, e como a maior parte, viveu na Idade Média, mas com a particularidade de ser um militar.

Ao contrário das afirmações que proferiu ao DN, publicadas no dia 13 do mês passado, o cardeal comunicou aos bispos, de acordo com a Agência Ecclesia, que o processo de canonização de Nuno Alvares "está no bom caminho", embora não avançasse uma data. Garantiu que "poderíamos ter, brevemente, algumas surpresas". Ao DN respondeu: "Ainda não se sabe" se o beato Nuno vai ser santo e que "os médicos analisaram o milagre", mas "as provas não são muito consistentes", concluindo quot;Há um presumível milagre."

O que há de novo sobre o beato Nuno, segundo Saraiva Martins, é que "já não aparece na lista dos processos que estão em curso" e isto significa, segundo diz, que "já está noutro nível". O cardeal aproveitou para pedir aos bispos que "ajudem na promoção da devoção a alguns beatos [8 conhecidos] e personalidades com processos em curso". No mesmo contexto se pronunciou o presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga, no discurso que fez aos prelados, durante a visita à congregação presidida por Saraiva Martins. "Exorto os meus irmãos bispos a porem em evidência , nas suas dioceses, os sinais de santidade que ainda se manifestam, especialmente quando se trata de fiéis leigos." |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt