Cozinha polaca para degustar

Publicado a
Atualizado a

É apelidada de "cozinha do coração" pelo apego aos sabores tradicionais, ao empenho na sua confecção e influência das gastronomias italiana, francesa e até arménia. No Marriott Hotel de Lisboa, a Polónia é o país que "comanda" as ementas do restaurante Citrus até terça-feira, com pratos criados sob a orientação de dois chefes de cozinha convidados Agniezka Augustynek (responsável pelas iguarias frias) e Jan Drozd (nos pratos quentes).

"É um tipo de gastronomia com semelhanças à nossa, por ser algo pesada. Há muita comida com carne de porco e existe menos o hábito de pratos de peixe fresco, com excepção no Norte do país", explica ao DN o chefe de cozinha do Marriott Hotel, Thomas Prenneis, que coordena as ementas da Semana Gastronómica Polaca. Depois, por ser Dezembro e fazer frio, tanto em Lisboa como em Varsóvia, nos menus à disposição no Marriott Hotel "não faltam as sopas, os cremes quentes e as iguarias com batata".

Na inauguração desta iniciativa, que contou com a presença de convidados de Portugal e da Polónia, a ementa foi escolhida a pensar no que se espera para estes dias salada de vegetais, carnes frias de Cracóvia, salmão fumado e arenque, nas entradas. Depois da sopa barszcz, os pratos principais à disposição incluiram pato à Cracóvia, almôndegas de cogumelos, pasta estufada e carne de vaca com couve. Nos doces a tradicional tarte de maçã e cheesecake com chocolate e molho de morango. Custa 24 euros por pessoa (bebidas não incluídas).

A Semana Gastronómica Polaca complementa uma iniciativa já dedicada à Tailândia, Grécia, Estados Unidos e Brasil. O objectivo é promover a comida regional de países em que a cadeia Marriott possui unidades hoteleiras. Em Março, é a vez dos pratos libaneses.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt