Costa antecipa que o seu discurso na ONU estará muito alinhado com Guterres

O primeiro-ministro, António Costa, antecipou que o discurso que proferirá na quarta-feira, na Assembleia Geral das Nações Unidas, estará muito alinhado com a agenda política hoje apresentada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.
Publicado a
Atualizado a

António Costa fará o seu primeiro discurso numa sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, na quarta-feira, pelas 11:30 locais (mais cinco horas em Portugal).

Antecipando algumas das linhas políticas mais fortes desse seu discurso, o primeiro-ministro referiu que "Portugal vai estar muito alinhado com a mensagem fundamental da grande intervenção aqui hoje proferida pelo secretário-geral das Nações Unidas".

António Costa destacou temas abordados por António Guterres, que serão coincidentes com os da sua intervenção, como o dos "desafios das alterações climáticas e a questão dos oceanos, onde Portugal tem possuído uma posição muito ativa".

O primeiro-ministro aludiu ainda à "preocupação com as questões das migrações, com as desigualdades e com a promoção da paz".

"O meu discurso será alinhado com a agenda do secretário-geral das Nações Unidas", disse, sendo depois questionado sobre o estilo muito multilateralista protagonizado pelo antigo primeiro-ministro português.

"O estilo multilateralista não é o dele, mas o das Nações Unidas. É aquilo que desejamos e que é importante reforçar no mundo", frisou António Costa.

Para o primeiro-ministro, "os grandes desafios que se colocam ao mundo não podem ser resolvidos de uma forma unilateral".

"Pelo contrário, exige-se cada vez maior cooperação, quer nos espaços regionais (no caso de Portugal na União Europeia), quer entre as diferentes regiões do mundo", justificou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt