Coração de Schumacher parou em Silverstone
Automobilismo. Alemão recorda acidente de 1999
Antigo piloto sentiu que esteve à perto da morte na pista britânica
Michael Schumacher sentiu o coração parar quando teve um acidente no Grande Prémio da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone, em 1999. A revelação foi feita ontem numa entrevista ao canal público alemão ZDF.
"De repente, senti a minha frequência cardíaca a diminuir e, de um golpe, o meu coração parou de bater. Ficou tudo escuro", recordou o antigo campeão do mundo de Fórmula 1.
O ex-piloto da Ferrari referiu que nesse momento pensou ter sentido "o que se sente quando se passa para o outro lado".
"Não sei quanto tempo durou. Eu tinha partido. Nem se se tratou simplesmente de uma insuficiência ou se estava em estado de choque. Sei apenas que o meu coração parou de bater. Pelo menos foi isso que senti", acrescentou Schumacher.
O alemão qualificou o acidente como "uma experiência interessante". Schumacher partiu a perna direita e esteve ausente durante seis grandes prémios. Nessa altura, o piloto era segundo classificado do Campeonato do Mundo, atrás do então detentor do título, o finlandês Mika Häkkinen.
Schumacher, que completou 40 anos no dia 3, voltou a garantir que não vai retomar a sua carreira como piloto de Fórmula 1, um cenário que é agora menos referido pela Imprensa alemã. "Fui piloto durante 16 anos e o que me motivava já não existe", explica Schumacher.
Desde que decidiu terminar a sua carreira profissional, em 2006, Schumacher passou a ser conselheiro da Ferrari.
Episodicamente tem participado em corridas de motociclismo e também em jogos de futebol, outra das suas paixões desportivas, integrados em projectos solidários. com AFP