Controlo do petcoque no Porto de Aveiro é "adequado", conclui relatório
Segundo uma nota de imprensa divulgada hoje pela Câmara de Ílhavo, que alude àquele documento, "a estimativa do Índice de Qualidade do Ar para os dados registados, confirma a ocorrência de uma classificação maioritária de Bom (73% dos dias), Muito Bom (3%), Médio (15%) e Mau (0,4%). Face aos resultados obtidos consideram-se adequadas e eficazes as medidas adotadas para prevenir ou reduzir os impactos na qualidade do ar".
A autarquia garante que vai continuar a acompanhar o processo, "de forma atenta e permanente, proporcionando um melhor conhecimento sobre esta problemática por forma a proporcionar uma vivência mais tranquila à população da Gafanha da Nazaré".
Citando o Relatório, o texto municipal transcreve que "verifica-se que todos os poluentes avaliados apresentam níveis inferiores aos valores legislados à exceção das PM10 e do Ozono, sendo que os níveis mais elevados de ozono estão relacionados com as condições meteorológicas, tendo ocorrido no período de verão".
Já quanto às partículas em suspensão (PM10), "estas ocorrem em períodos em que a direção do vento é predominante do sudoeste, indicando a relevância de fontes de emissão fora da área da atividade portuária, confirmando-se que não são registadas excedências nos períodos de movimentação de petcoque no Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aveiro".
A Administração do Porto de Aveiro tem vindo a implementar medidas preventivas de eventuais impactos da movimentação de petcoque e instalou uma estação de monitorização da qualidade do ar, na sequência das recomendações de um estudo elaborado pelo Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD).
A movimentação de coque de petróleo no Porto de Aveiro foi alvo de uma queixa da Quercus e da abertura de procedimento contraordenacional pelo então ministro do Ambiente, Moreira da Silva, contra a CIMPOR, que entretanto requereu o seu licenciamento.
A CIMPOR anunciou, entretanto, ter implementado um conjunto de medidas para a contenção da potencial libertação de poeiras durante o processo de manuseamento do produto no Porto de Aveiro.
Optou por navios mais pequenos, reforçou os meios de transporte e duplicou os meios de humidificação do petcoque no Porto de Aveiro, acautelando ainda a cobertura do petcoque no seu transporte, quer por via ferroviária quer por via rodoviária.
O coque de petróleo é um produto usado como combustível em fornos refratários e em várias aplicações como abrasivos, pastilhas de travão e fabricação de elétrodos de grafite artificial.
Lusa / Fim