Construir um castelo nas traseiras da casa
A história parece digna de integrar o argumento de um filme, mas as torres que Robert Fidler ergueu por trás da fachada da sua casa, nada têm a ver com ficção.
Este habitante de Salfords, no Surrey, queria viver num castelo e optou por um estilo arquitectónico que, mais do que sui generis, é ilegal. As duas torres separadas por uma galeria central que construiu na sua casa, levaram a que o tribunal ordenasse a demolição da construção.
Robert Fidler não pediu autorização às autoridades para construir. Decidiu, antes, manter o seu castelo escondido até Agosto de 2006 na esperança de que um buraco na lei impedisse a sua destruição. Fidler sabia que se durante os quatro anos seguintes ao término definitivo da obra ninguém se opusesse à sua construção, esta poderia ser mantida.
Mas, em Maio de 2008, um inspector considerou que a remoção dos fardos de palha, dois anos antes, poderia ser considerados como parte integrante das obras e, por isso, a falha encontrada na lei por Fidler ficou sem efeito.
O inglês recorreu mas a sentença não lhe foi favorável. O juiz que presidiu ao caso informou que o dono da casa “tornou claro que agiu clandestinamente, usando uma barreira de fardos de palha, lonas e plásticos para dissimular as obras”.
É provável que Fidler recorra novamente na tentativa de evitar a demolição da casa onde vive com a mulher e o filho.