Construções na Areia em Vila Praia de Âncora: Família Freixo sobe ao pódio em Âncora

Publicado a
Atualizado a

"Isto hoje está cheio! 30 meninos de cada lado!", dizia Mónica Santos, membro de uma das equipas que acompanham as crianças no evento. O concurso das Construções na Areia em Vila Praia de Âncora, ontem, foi renhido com todas as quadrículas preenchidas. Alinhados nos seus espaços, os pequenos usavam mãos, ancinhos, baldes, espátulas de areia. Tudo para o trabalho sair como queriam. E nem o vento que soprava forte demoveu os participantes de se esmerarem afincadamente nas suas esculturas.

À volta do recinto, a multidão juntou-se para ver o nascimento das obras de arte que aos poucos foram ganhando forma. No lado dos azulinhos, o escalão dos mais novos, dos seis aos dez anos, Juliana Freixo esforçava-se a esculpir o seu desenho: "Estou a fazer uma menina em cima de um galo. Já tinha feito outros desenhos, mas gostei mais deste", explicou a concorrente, uma habituée do certame. "A minha prima está ali ao lado. Está a fazer um espantalho", disse depois, a referir-se a Joana Freixo, cujo desenho, disse ao DN, era O Jeremias.

Mas um pouco acima, na divisão reservada às bandeiras amarelinhas, outros membros da família Freixo competiam. Para Marília Freixo este foi "o último ano" e por isso decidiu estudar um pouco mais do que é habitual a sua escultura, a figura de "uma mãe e de uma filha". Na quadrícula ao lado, uma outra prima, Ilda Freixo, construiu na praia minhota um Tocador de Órgão. Na hora da entrega dos prémios, e para sua grande satisfação, as quatro primas foram ao pódio.

1.º Prémio, Escalão A: Catarina Lopes, com mascote

2.º Prémio, Escalão A: Vânia Reis, com golfinho

3.º Prémio, Escalão A: João Pedro, com cisne

1.º Prémio, Escalão B: Henrique Batista, com pirata

2.º Prémio, Escalão B: Sofia Winninger, com cavalo

3.º Prémio, Escalão B: Gonçalo Silva, com crocodilo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt