Conheça os dez melhores goleadores mundiais
Com um total de 40 golos marcados no campeonato espanhol com a camisola do Real Madrid, na época 2010/2011, Cristiano Ronaldo só foi superado, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), pelo letão Aleksandrs Cekulajevs. Este último, futebolista do JK Trans Narva, contabilizou 46 golos na temporada 2010/2011, tendo sido por isso o melhor marcador mundial em todos os campeonatos nacionais na temporada 2010/2011.
Este mesmo ranking abrange os campeonatos nacionais das primeiras divisões de todo o mundo e integra, no total, 64 goleadores. No entanto, são apenas considerados, para efeitos de ranking, os jogadores que apontaram um mínimo estabelecido em 20 golos.
Hulk, atacante brasileiro do FC Porto, aparece na 20.ª posição deste ranking, uma vez que foi autor, em 2010/2011, de 23 golos na Liga portuguesa de futebol.
Os dez primeiros goleadores do ranking da IFFHS são:
1- Aleksandrs Cekulajevs (Letónia, JK Trans Narva) - 46 golos
Mede 1,80 metros, tem 26 anos e veia goleadora, como mostram os 46 golos obtidos no campeonato da Estónia. Em 2007, já tinha marcado 51 golos em 30 jogos pelo FK Auda, da Letónia, o seu país de origem. Também já jogou na Islândia e na República Checa.
2- Cristiano Ronaldo (Portugal, Real Madrid) - 40 golos
Internacional português, foi ele o vencedor da Bota de Ouro da FIFA, que premeia o melhor marcador do Mundo. O facto de ter menos golos que Cekulajevs e, ainda assim, ser o detentor do troféu, deve-se aos índices de dificuldade que a FIFA estabelece por campeonatos: os golos marcados em ligas consideradas mais competitivas são valorizados. Neste momento, é também já o melhor marcador da Liga espanhola, com 21 golos pelo Real Madrid.
3- Lionel Messi (Argentina, Barcelona) - 31 golos
Argentino e eleito o melhor jogador do Mundo esta segunda-feira, pelo terceiro ano consecutivo. Está a apenas uma Bola de Ouro de ser o jogador mais premiado de sempre.
4- Mario Gómez (Alemanha, Bayern Munique) - 28 golos
Este internacional alemão, de ascendência espanhola, começou por brilhar ao serviço do Estugarda, onde alinhou ao lado do português Fernando Meira e conquistou um título de campeão da Alemanha. Em 2009/10 assinou pelo Bayern de Munique. Aos 26 anos, está a viver nova época muito produtiva: soma 16 golos na Bundesliga e lidera a tabela dos melhores marcadores. Tem um cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
5- Alex de Sousa (Brasil, Fenerbahce) - 28 golos
Brasileiro do Fenerbahce, 34 anos, é um esquerdino que contabiliza 68 internacionalizações pela selecção do Brasil. Em 325 jogos pela equipa turca, que representa há oito anos, fez 164 golos. Formado no Coritiba, teve uma primeira passagem (mal sucedida) pela Europa em 2001/02, quando jogou em Itália pelo Parma.
6- Antonio Di Natale (Itália, Udinese) - 28 golos
Foi já depois dos 30 anos que o internacional italiano se consagrou como goleador, tendo, ao serviço da Udinese, sido o melhor marcador do campeonato em 2009/10 e 2010/11. Neste momento, com 12 golos, também lidera esta tabela.
7- Narciso Arrinton Mina (Equador, CSD Independiente) - 28 golos
Tem 29 anos e é um avançado equatoriano, internacional pela selecção A do Equador. Em 2008/2009, já tinha apontado 25 tentos ao serviço do Manta. Alinha, actualmente, no Barcelona Guayaquil.
8- Alexander Frei (Suíça, Basileia) - 27 golos
Ganhou protagonismo no panorama europeu graças às passagens por França (Rennes) e Alemanha (Borússia Dortmund). Regressou à Suíça para jogar no Basileia, tendo esta época participado na qualificação da equipa para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões num grupo em que estavam Benfica e Manchester United (que caiu para a Liga Europa). É o actual melhor marcador da liga suíça, com 11 golos.
9 - Garra Dembelé (Mali, Levski Sofia) - 26 golos
Natural do Mali, no presente no Friburgo, da Alemanha, mede 1,87 metros e conta 25 anos. Já jogou no Auxerre e foi internacional pelas selecções sub-18 e sub-19 de França. Este avançado já foi, igualmente, internacional pela selecção principal do Mali.
10 - Gheorge Boghiu (Moldávia, Milsami Orhei) - 26 golos
É um avançado de 30 anos nascido na Moldávia, duas vezes internacional pela selecção A do país de origem. Teve a sua melhor época, curiosamente, em 2010/2011, quando descobriu e exibiu a sua veia goleadora. O melhor registo de golos que detinha, até ao final da época passada, era de cinco tentos convertidos em 34 jogos, na temporada de 2008/2009.