Concerto de Ano Novo em Viena com 'Bodas de Fígaro'

Publicado a
Atualizado a

No primeiro dia do Ano Mozart, o Concerto de Ano Novo de Viena de Áustria inclui no programa uma das mais conhecidas peças do compositor a Abertura da ópera As Bodas de Fígaro.

Desta forma irá a Áustria assinalar o início das comemorações dos 250 anos do nascimento do seu mais famoso músico. Mas outra obra no programa o glorifica a valsa Die Mozartisten, op. 196, de Joseph Lanner (1801-1843), composta em 1842 "em honra do imortal Mozart", nas palavras de Lanner, que foi o grande rival dos Strauss. Ao ritmo da valsa, Lanner vai desfiando e combinando engenhosamente temas do Don Giovanni e de A Flauta Mágica. Abertura e valsa são duas de seis obras em estreia absoluta nestes concertos.

Mas o concerto de Ano Novo faz--se de obras da dinastia Strauss e desta estamos bem servidos 15 peças de Johann Strauss Jr. (1825- -1899), duas de Joseph (1827-1870) e uma de Eduard (1835-1916), na seguinte distribuição: quatro valsas (entre as quais Vozes da Primavera e Vida de Artista), nove polcas, três marchas, uma quadrilha e um galope. A isto haverá que adicionar os extras do costume Valsa do Danúbio Azul e Marcha Radetzky...

O concerto deste ano (11.15 locais, como sempre na Grande Sala do Musikverein) tem no estrado da direcção uma estreia o maestro letão Mariss Jansons (n. 1943) - actual director musical da Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera e da Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão - "concretiza um grande sonho" ao ter sido escolhido para dirigir o mais emblemático concerto da Filarmónica de Viena, orquestra que dirigiu pela primeira vez em 1992 e à qual regressou mais de 60 vezes desde então. Jansons estudou em Viena com Swarowsky e em Salzburgo com Karajan. O seu pai, Arvid, dirigiu muitas obras da família Strauss nos concertos de Ano Novo da Filarmónica de Leninegrado, de que foi titular adjunto nos tempos de Evgeny Mravinsky, cargo este que Mariss praticamente herdou. Desde Junho de 2001 que é membro honorário da Sociedade dos Amigos da Música de Viena, entidade que organiza estes concertos. As coreografias de bailado têm a assinatura de John Neumeier.

O concerto será difundido para mais de 50 países, entre os quais Portugal (na RTP1, amanhã ou segunda-feira, em diferido).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt