Comissário europeu responsável pela Proteção Civil em seminário no parlamento na sexta-feira

O Comissário responsável pela Proteção Civil Europeia participa na sexta-feira num seminário no parlamento, organizado pelo European Ideas Network, liderado pelo eurodeputado Paulo Rangel, e pelo Instituto Francisco Sá Carneiro, em colaboração com a bancada do PSD.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com a organização, esta será a primeira visita a Portugal de Christos Stylianides desde que foi anunciada a criação da Força Europeia de Proteção Civil.

O seminário, que terá lugar na Sala do Senado da Assembleia da República arrancará pelas 09:30, com intervenções de Duarte Marques, à frente do Instituto Sá Caneiro, uma espécie de laboratório de ideias do PSD, e de Paulo Rangel, que lidera o 'think tank' European Ideas Network.

Segue-se o debate sobre o mecanismo europeu de Proteção Civil, que contará, além do Comissário europeu, com a participação da deputada chefe da delegação italiana do Partido Popular Europeu, Elizabetta Gardini, relatora do Parlamento Europeu para o "Mecanismo europeu de Proteção Civil" e do professor universitário Domingos Xavier Viegas, coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e relator do documento sobre os incêndios de Pedrógão.

O encerramento contará com nova intervenção de Paulo Rangel e com um discurso do líder parlamentar do PSD, Hugo Soares.

De acordo com o comunicado, Paulo Rangel foi "um dos precursores na defesa da criação de uma Força Europeia de Proteção Civil e em 2017 liderou no Parlamento Europeu diversas iniciativas políticas para acelerar a sua criação", entre as quais o debate de urgência sobre os incêndios em Portugal que decorreu numa sessão plenária de Estrasburgo.

Para o eurodeputado, esta visita do comissário europeu Christos Stylianides tem um lado pedagógico, mas também simbólico.

"Pedagógico porque iremos perceber melhor como irá funcionar a Força Europeia de Proteção Civil dando oportunidade aos autarcas, corporações de bombeiros, especialistas nacionais em proteção civil de questionarem diretamente o Comissário. Mas também simbólico porque depois dos trágicos acontecimentos de 2017 e as claras incompetências que foram sendo reveladas pelas diversas avaliações e estudos, Portugal precisa deste apoio da União europeia que o Comissário Christos Stylianides virá manifestar", refere Paulo Rangel, no comunicado enviado à comunicação social.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt