COMENTÁRIO: Golo de Ronaldo dá novo Mundial de Clubes ao Real Madrid
Para o português, o momento volta a ser histórico, já que amplia o seu recorde de golos em Mundiais de Clubes, para sete, e chega ao quarto troféu - um pelo Manchester United e três pelos 'merengues'. Aqui, tem de dividir honras com o seu colega de equipa Toni Kroos, que tem uma pelo Bayern e três pelo atual emblema.
Foi preciso esperar pelo minuto 53 para ver o genial jogador português 'desbloquear' o jogo, com um livre direto em que a bola passou pela barreira brasileira e entrou rente ao poste direito de Marcelo Grohe. Cinco minutos depois, o árbitro mexicano César Ramos ainda anulou um golo ao madeirense, por fora de jogo prévio de Karim Benzema.
A formação de Porto Alegre foi sempre uma equipa dominada, sem soluções, mas até podia ter chegado ao 1-0 um minuto antes do golo de Ronaldo, quando Ramiro foi derrubado por Marcelo na grande área madridista, em aparente grande penalidade não assinalada.
Com o golo, o Grêmio perdeu de vez o pouco gás que ainda tinha e chegou a arriscar um resultado mais expressivo. Um remate ao poste de Luka Modric (64) e ocasiões soberanas de Cristiano Ronaldo (82) e Gareth Bale (83).
O croata não marcou, mas tem razões para sorrir, já que foi eleito melhor jogador do torneio, à frente de Cristiano Ronaldo e do uruguaio Jonathan Urretaviscaya, antigo jogador do Benfic,a que representa os mexicanos do Pachuca.
Muito dominador - 19 remates contra um - mas também pouco eficaz, o Real Madrid é, ainda assim, um mais que justo vencedor, em claro contraponto com a campanha 'cinzenta' na Liga espanhola.
O treinador 'merengue', Zinedine Zidane, também se consolida como lenda do clube, já que soma oitavo título e iguala Luis Molowny como segundo treinador mais laureado, apenas atrás dos 14 troféus de Miguel Muñoz. Para o francês, bastaram dois anos para conseguir o feito.
Jogo no estádio Sheikh Zayed, em Abu Dhabi.
Real Madrid - Grêmio Porto Alegre, 1-0.
Ao intervalo: 0-0
Marcador:
1-0, Cristiano Ronaldo, 53 minutos.
Equipas:
- Real Madrid: Keylor Navas, Carvajal, Varane, Sergio Ramos, Marcelo, Casemiro, Kroos, Modric, Isco (Lucas Vázquez, 73) Cristiano Ronaldo e Benzema (Bale, 79).
Treinador: Zinedine Zidane.
- Grêmio: Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Walter Kannemann, Cortez, Michel (Maicon, 84), Jailson, Ramiro (Everton, 70), Luan, Fernandinho e Lucas Barrios (Jael, 63).
Treinador: Renato Gaúcho.
Árbitro: César Ramos (México).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Casemiro (27).
Assistência: cerca de 35.500 espetadores.