FC Porto elimina campeão Salzburgo da UEFA Youth League
Diogo Bessa (22 minutos), Diogo Leite (75) e o suplente Fidelis (89) apontaram os tentos dos portistas, que marcaram encontro nos quartos de final com o Tottenham, em Inglaterra, enquanto Koita saiu do banco para apontar o tento dos austríacos (68).
Com um misto de jogadores da equipa B e de juniores, e com três centrais, o FC Porto deu a primazia aos austríacos no início do jogo, mas foi mais eficaz e consegui chegar à vantagem por Diogo Bessa, aos 22 minutos, após assistência de Madi Queta.
O golo teve o condão de despertar a equipa dos 'dragões' que desperdiçou, aos 25 minutos, uma oportunidade flagrante para elevar a vantagem, pelo paraguaio Santiago Irala, que perdeu o duelo cara a cara com o guarda-redes Bartlomiej Zynel, que lhe saiu ao caminho para fazer a mancha.
Na sequência do pontapé de canto, a formação portista esteve uma vez mais perto de marcar, por Afonso Sousa, mas o remate em corrida foi desviado da direção da baliza do Salzburgo por um defensor contrário.
O FC Porto terminou a primeira parte por cima e dispôs de nova oportunidade para elevar a vantagem, aos 43 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque conduzido por Madi Queta, que falhou apenas no passe para Afonso Sousa.
Na segunda parte, com as mexidas operadas, o Salzburgo surgiu com mais frequência e perigo junto da baliza do FC Porto e chegou ao empate por Koita, aos 68 minutos, após ter ameaçado o guarda-redes Diogo Leite quatro minutos antes.
A formação portista reagiu da melhor forma ao golo de Koita, que tinha entrado no jogo alguns minutos antes, e desfez a igualdade com um cabeceamento de Diogo Leite, aos 75 minutos, na sequência de um conto cobrado por Paulo Estrela.
Já perto do final, e após uma primeira oportunidade negada pelo Salzburgo, Fidelis sentenciou de vez o jogo ao apontar o terceiro golo do FC Porto, aos 89 minutos, com um pontapé potente à entrada da área da formação austríaca.
Nos quartos de final, a formação portista vai jogar a 13 de março ao reduto dos ingleses do Tottenham, que hoje afastaram em casa o Mónaco no desempate por grandes penalidades (3-1), após empate a um no fim do tempo regulamentar.
Jogo no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.
FC Porto, Por -- Salzburgo, Aut, 3-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Diogo Bessa, 22 minutos.
1-1, Koita, 68.
2-1, Diogo Leite, 75.
3-1, Fidelis, 89.
Equipas:
- FC Porto: Diogo Costa, Diogo Queirós, Pedro Justiniano, Diogo Leite, Diogo Bessa, Mamadu Lamba (Isah Musa, 82), Paulo Estrela, João Lameira, Afonso Sousa, Santiago Irala (Junior Malek, 71) e Madi Queta (Fidelis, 79).
(Suplentes: Ricardo Silva, Isah Musa, João Mário, Cláudio Moreira Silva, Vítor Ferreira, Fidelis e Júnior Maleck).
Treinador: João Brandão.
- Salzburgo: Bartlomiej Zynel, Nico Gorzel, Romano Schmid, Jungmin Kim, Dominik Szoboszlai, Nicolas Meister (Alexander Schmidt, 55), Philipp Sturm (Mohamed Camara, 78), Jusuf Gazibegovic, Mahamadou Dembele, Dogbole Niangbo (Sekou Koita, 55) e Julian Gölles.
(Suplentes: Daniel Antosch, Lorenz Leskosek, Matteo Meisl, Nemanja Zikic, Alexander Schmidt, Sekou Koita e Mohamed Camara).
Treinador: Gerhard Struber.
Árbitro: Sandro Schärer (Suíça).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Romano Schmid (52), Philipp Sturm (73) e Jusuf Gazibegovic (81).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.