COMENTÁRIO: Estoril Open: João Domingues sem argumentos para travar Simone Bolelli

O português João Domingues despediu-se hoje do quadro principal de singulares do Estoril Open em ténis, ao ser derrotado de forma clara pelo italiano Simone Bolelli em dois 'sets' (6-3 e 6-2), num encontro em que nunca esteve confortável.
Publicado a
Atualizado a

Com honras de abertura do dia no Court Central do Clube de Ténis do Estoril, o tenista, de 24 anos, partia com a ambição de reeditar a presença na segunda ronda - alcançada em 2017 - e o cenário até parecia viável com um duelo frente ao igualmente 'qualifyer' Simone Bolelli, atual 153.º do mundo e distante dos anos em que chegou a integrar o top-40.

Os primeiros sinais de João Domingues na partida foram até bastante positivos. Apesar do vento forte, o tenista natural de Oliveira de Azeméis venceu o seu primeiro jogo de serviço e chegou a dispor de hipóteses de 'break' nos primeiros dois jogos de Bolelli. Porém, acabou por não aproveitar as oportunidades para conquistar uma vantagem inicial.

O experiente tenista transalpino, de 32 anos, resistiu bem às primeiras investidas de Domingues e conseguiu impor o seu jogo mais físico e agressivo a partir do quarto jogo, momento em que conseguiu o primeiro 'break' e em que tomou conta por completo do rumo do confronto.

Visivelmente mais adaptado às condições climatéricas e com uma confiança crescente, Simone Bolelli geriu os pontos com tranquilidade a partir de então, resolvendo de forma rápida cada jogo e alcançando um elevado aproveitamento de pontos conquistados no seu serviço.

Por sua vez, João Domingues mostrava ter cada vez menos argumentos para conter o jogo mais multifacetado e assertivo do italiano, claudicando no primeiro 'set' ao fim de 37 minutos. A quebra acentuada do português foi também algo física, mostrando menos frescura para anular algumas das jogadas de Bolelli.

O segundo 'set' prolongou a toada que se verificava já no fim do primeiro parcial, mas com quebras sucessivas de jogo de parte a parte. Bolelli construiu em pouco tempo uma superioridade de 4-1 e daí até ao fecho do encontro João Domingues pouco ou nada conseguiu fazer para inverter a derrota que se anunciava e que se formalizou no 6-2 do derradeiro parcial.

Com este resultado, Simone Bolelli, 153.º do ranking mundial e outro dos tenistas apurados pelo 'qualifying', vai agora medir forças na segunda ronda do torneio com o vencedor do encontro entre o espanhol Albert Ramos-Vinolas e o argentino Federico Delbonis.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt