COMENTÁRIO: Alemanha perde com a Coreia e cai com 'estrondo'
Em Kazan, os germânicos protagonizaram a campanha mais 'negra' da sua história em Campeonatos do Mundo e muito por culpa própria, devido à inércia e excessiva lentidão que apresentaram em quase toda a partida.
Kim Young-gwon, aos 90+3 minutos, e Son Heung-min, aos 90+6, fizeram os golos que deixaram a Alemanha em 'choque' e que deram à Coreia do Sul uma das maiores vitórias da sua história.
Esperava-se que o golo de Kroos, que deu a vitória no último minuto frente à Suécia (2-1), tivesse 'acordado' os jogadores alemães, mas tudo continuou na mesma, com um futebol aborrecido e previsível, perante uma Coreia do Sul que nada tinha a perder e que ainda não estava totalmente eliminada.
Por isso mesmo, na primeira parte, a Alemanha teve muito mais a posse da bola, mas as melhores oportunidades foram protagonizadas pelos asiáticos, com o guarda-redes Neuer a ficar perto de dar um 'frango', logo aos 19 minutos, a um livre direto de Jung.
Apesar do aviso, a Alemanha manteve o mesmo tipo de jogo lento, com vários passes junto à área coreana, mas sempre sem conseguir criar perigo junto da baliza de Woo Choo.
A Coreia do Sul foi fechado os caminhos aos germânicos e conseguia quase sempre sair com a bola dominada, lançando a velocidade de Son, que esteve perto de marcar aos 25 minutos, em novo aviso para Neuer e companhia.
Até ao intervalo, a Alemanha foi contabilizando passes falhados e alguns remates desastrados.
Na segunda parte, a atitude dos europeus prometia ser diferente, depois de Goretzka ter obrigado o guarda-redes coreano a boa defesa, num lance em que apareceu solto na área, mas depressa tudo voltou ao mesmo.
A Alemanha, a precisar de pelo menos vencer por 1-0 para garantir os oitavos de final, voltou a trocar a bola de forma lenta e sem grande criatividade, mesmo após as entradas de Gomez e Muller, numa tentativa de técnico Joachim Low em 'espevitar' a sua equipa.
Quase tudo continuou a sair mal à Alemanha, com vários remates sem nexo e que foram dando confiança à defensiva coreana.
O tempo foi passando e já nos descontos, aos 90+3, Kim Young-gwon, chocou a Alemanha, com um remate certeiro já dentro da pequena área, num lance que foi inicialmente invalidado pelo árbitro, por fora de jogo. O recurso ao videoárbitro reverteu a decisão e deixou os germânicos a precisar de marcar dois golos nos seis minutos de compensação que faltavam disputar.
Neuer passou de guarda-redes a jogador de campo e acabou por ser determinante no segundo tento coreano. O jogador do Bayern Munique perdeu a bola a meio campo e Son, sem ninguém a baliza, 'enterrou' definitivamente os campeões mundiais.
Jogo na Kazan Arena
Coreia do Sul -- Alemanha, 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Kim Young-gwon, 90+3 minutos.
2-0, Son Heung-min, 90+6.
Equipas:
- Coreia do Sul: Woo Choo, Lee Yong, Yun, Hong, Kim, Jung, Jang, Koo (Hwang, 56, Go, 79), Lee Jae-Sung, Moon (Ju, 79) e Son.
Selecionador: Tayeong Shin.
- Alemanha: Neuer, Kimmich, Hummels, Sule, Hector (Brandt, 78), Khedira (Mario Gomez, 58), Kroos, Goretzka (Muller, 63), Ozil, Reus e Werner.
Selecionador: Joachim Low.
Árbitro: Mark Geiger (Estados Unidos).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jung (9), Lee Jae-Sung (23), Moon (46) e Son (65).
Assistência: 41.835 espetadores.