Clube quer cobrar direitos de transmissão a rádios

Publicado a
Atualizado a

Não há legislação no Brasil para a emissão dos jogos de futebol na rádio

O clube de futebol Atlético Paranaense anunciou a intenção de cobrar até seis mil euros de cada emissora de rádio, para transmitir cada jogo do clube no campeonato nacional, que terá início em Maio. O endividamento dos clubes e os lucros que as rádios obtêm com a transmissão dos jogos, devido à publicidade, justificam a medida, alega o clube.

Este anúncio gerou grande polémica, pois a transmissão na televisão é mundialmente cobrada, mas em geral as rádios são livres e são citadas até como fonte de promoção dos jogos. A lei brasileira é omissa quanto a direitos de transmissão por rádio, sendo que o grupo Globo detém os direitos sobre os torneios de futebol para televisão. As empresas que detêm as rádios reagiram com indignação e ameaçam boicotar o clube, afastando-o das transmissões.

Estas estão preocupadas, pois o movimento pode dar início a uma cobrança por parte dos clubes de maior número de adeptos, como o Flamengo ou o Corinthians. A ideia é boa para os clubes: o Corinthians acaba de publicar o seu balanço e informa que a dívida é de 40 milhões de euros. O Flamengo, clube com maior núme-ro de adeptos no Brasil, deve ainda mais, segundo estimativas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt