Cinco jovens de Gaia detidos por furto em zona balnear

Publicado a
Atualizado a

Jovens, com idades entre 18 e 20 anos, saíram em liberdade do tribunal

A GNR de Viana do Castelo deteve, na madrugada de sábado, um grupo de cinco indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos, suspeitos da autoria de "dezenas de furtos de e no interior de veículos", e que actuavam sobretudo na zona de Amorosa, uma importante estância balnear, na freguesia de Chafé, em Viana do Castelo.

"Trata-se de uma zona que estava a ser assolada por uma série de assaltos, mas pensamos que, com esta operação, se conseguiu quebrar a tendência de agravamento", expli-cou ao DN fonte da GNR ligada às operações.

Aproveitando a afluência de muitos milhares de veraneantes àquela zona, os jovens, todos com residência em Vila Nova de Gaia, actuavam "essencialmente" nos automóveis com que se deparavam na via pública. "Furtavam viaturas no Grande Porto, que depois apareciam nesta zona. E para regressarem ao local de origem faziam o inverso", acrescentou a fonte.

Ontem, cerca das 06.30, o grupo foi detectado por elementos da GNR que patrulhavam a Amorosa. "Tinham usado um Honda Civic para fazer as duas viagens e, a partir daí, isso deu-nos umas pistas sobre o caso."

Foram detidos na posse de leitores portáteis de DVD e MP3, telemóveis, cartões e caderneta bancárias, bem como várias chaves de fendas, as quais utilizariam para aceder ao interior dos automóveis.

Durante a madrugada de sábado, a GNR resgatou, ainda, três viaturas utilizadas pelo grupo. Para além do Honda Civic, furtado na zona de Amorosa, os militares recuperaram ainda dois Fiat Uno, um furtado na zona do Porto e outro em Castelo de Neiva, Viana do Castelo.

Os jovens são suspeitos de dezenas de assaltos ao interior de viaturas nas últimas semanas, situação que, reconhece a GNR, estava a "colocar em sobressalto" a população de uma das mais importantes zonas balneares do concelho de Viana do Castelo.

"Foi uma operação muito importante, dado o desassossego que estavam a gerar na zona, sobretudo nas freguesias de Castelo de Neiva e Chafé. Reforçamos o patrulhamento e a vigilância, o que nos permitiu referenciar um primeiro indivíduo, que nos levou aos restantes", sublinhou ainda a fonte.

As novas vias de comunicação, com várias estradas a ligarem todo o Norte, permite que estes grupos, que se dedicam a furtos e roubos, se desloquem rapidamente do Grande Porto para outras localidades nortenhas.

Depois da detenção, os militares da GNR de Viana reuniram as queixas entretanto apresentadas por cinco proprietários vitimados pelo grupo e, ontem ainda, conduziram os cinco jovens ao Tribunal de Ponte da Barca para primeiro interrogatório judicial. Todos foram libertados, mas com a obrigatoriedade de apresentações diárias às autoridades policiais da área de residência.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt