Cidades Património Mundial apoiam Évora Capital Europeia da Cultura

Évora, 06 jun 2019 (Lusa) - A Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) declarou apoio à candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, cujo processo está a ser desenvolvido pelo município e outras entidades do Alentejo, divulgou hoje o município.
Publicado a
Atualizado a

O apoio à candidatura de Évora foi aprovado, por unanimidade, na assembleia-geral da OCPM, que decorreu, na quarta-feira, em Cracóvia, na Polónia, após proposta apresentada pelo presidente da câmara municipal, Carlos Pinto de Sá, indicou a autarquia.

No final da reunião, o autarca, citado no comunicado da autarquia, manifestou-se muito satisfeito com a declaração de apoio da OCPM, frisando que "significa o reconhecimento do papel de Évora e um importante contributo para a candidatura da cidade a Capital Europeia de Cultura".

A OCPM é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1993, em Fez (Marrocos), que promove a defesa dos interesses das cidades e sítios património mundial no que respeita à salvaguarda do seu legado histórico e patrimonial.

Atualmente, a organização conta com mais de 300 cidades e sítios classificados Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de entre as quais Évora, que é seu membro fundador.

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi assumida pelo presidente do município durante um 'workshop' internacional sobre esta temática que decorreu, em fevereiro, na cidade alentejana.

Na altura, Carlos Pinto de Sá considerou tratar-se de um processo "para ganhar" e no âmbito do qual se pretende envolver todo o Alentejo.

Além da autarquia, a comissão executiva da candidatura integra a Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Universidade de Évora.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt