Chocolate estraga dieta de Michael Phelps

Publicado a
Atualizado a

Natação. Melhor nadador do mundo engordou de 88 para 93 kg

Nada mais difícil para um atleta de alta competição que manter o peso certo. Ainda por cima na época natalícia. Que o diga Michael Phelps. O melhor nadador do mundo, considerado o melhor desportista nos Jogos de Pequim depois das oito medalhas de ouro e outros tantos recordes, ficará para a história por todos os seus espectaculares feitos desportivos, mas também pelas imagens da sua seca musculatura registadas para a posteridade no momento de festejar as vitórias.

Essa imagem física parece que se deteriorou um pouco nos últimos tempos muito por culpa, segundo o próprio, do chocolate. Phelps, 23 anos, engordou vários quilos uma vez acabada a competição e os treinos intensivos. O supercampeão engordou dos seus 88 kg em estado de forma física para os 93, actualmente.

"Basta olharem para mim para perceberem que não estou em forma", reconheceu. "Depois dos Jogos só estive na piscina algumas vezes. Agora quero divertir-me", disse ao diário espanhol El País. Na sua casa de montanha, o nadador passa os dias a desforrar-se da dieta rigorosa a que se submeteu durante vários meses, enfartando-se com alimentos pouco saudáveis como doces, amendoins, batatas fritas e... chocolate.

"O chocolate é que é a minha perdição, não consigo resistir", disse, a rir, a uma cadeia de televisão norte- -americana. Há muitos dias em que ingere 8000 a 10 000 calorias. "Até aos Jogos de Pequim nunca superei os 90 kg. Mas hoje ultrapassei esse número muito bem", admite. Facto que não o preocupa, para já. O campeão irá recomeçar a treinar brevemente, a pensar já no mundial da especialidade, que se realiza em Roma, a Julho de 2009. O problema com o peso "não passa por comer menos, mas treinar mais", revela. O norte- -americano, apesar de estar a ingerir menos calorias que em Pequim, está é a treinar muito menos e é aí que reside o problema.

Estes aumentos de peso são normais em modalidades de resistência, em que os "picos de forma" são atingidos apenas numa grande competição internacional - como acontece com a natação, o ciclismo ou as corridas de fundo. Os atletas são submetidos a grande intensidade e volumes de treino durante três, quatro ou cinco meses, até à grande competição, após a qual passam por um período de recuperação (descanso activo) que, inevitavelmente, como é o caso de Phelps, faz aumentar de peso.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt