Chico Buarque celebra os 70 anos em Paris, a escrever

Os fãs chamam-lhe Chico, simplesmente Chico. O músico brasileiro, autor de temas incontornáveis como 'João e Maria', 'Apesar de Você' ou 'Construção', faz hoje 70 anos.
Publicado a
Atualizado a

Enquando no Brasil se joga a Copa do Mundo, Chico Buarque, um adepto de futebol, preferiu refugiar-se em Paris onde, durante dois meses, pretende terminar de escrever o seu quinto livro. De acordo com a imprensa brasileira, o cantor quer entregar o livro à editora até setembro de forma a que ele seja publicado ainda este ano e assim se possa integrar nas comemorações dos seus 70 anos.

Chico Buarque é um dos nomes mais consensuais da música brasileira. Ao longo dos seus 50 anos de carreira revelou-se um compositor extraordinário, um poeta delicado, um intérprete capaz de arrebatar o público com a sua voz calma, o sorriso lindo, um ocasional passo de samba. E os olhos azuis, claro. Além das letras e das peças teatrais, Chico é também um romancista premiado, com obras como 'Estorvo', 'Budapeste' e 'Leite Derramado'.

Cantor do amor, é um dos homens que melhor interpreta os sentimentos femininos, basta ouvir 'O Meu Amor' ou 'Teresinha':

[youtube:bHr5bKo7SKU]

Cantor do Brasil, retratou o seu país em temas como 'Homenagem ao Malandro' ou 'Quem te viu, Quem te vê':

[youtube:zp0TRunt_5Y]

Cantor da resistência, opôs-se à ditadura militar e produziu hinos como 'Apesar de Você' ou 'Meu Caro Amigo':

[youtube:EbVm1EXbAuA]

Este ano, não haverá disco novo do músico mas a Universal colocou esta semana no iTunes todo o catálogo que possui de Chico Buarque e também prevê relançar a coleção 'De Todas as Maneiras', que reúne os primeiros 22 discos do compositor, de 1966 a 1986.

E há filmes na calha. Lula Buarque de Hollanda (primo de Chico) começa a rodar 'Leite Derramado', a partir do seu último livro. Cacá Diegues vai filmar 'O Grande Circo Místico', baseado no espetáculo de Chico Buarque e Edu Lobo (de 1982-83). Ruy Guerra anunciou a vontade de fazer uma nova montagem de 'Calabar, o Elogio da Traição', cujo argumento foi escrito a meias com Chico Buarque. E, por fim, deverá ser lançado o documentário 'Chico: Artista e Tempo', realizado por Miguel Faria Jr., rodado durante a digressão de 2011.

Também previstos para este ano, no Brasil, estão dois espetáculos baseados em Chico Buarque: 'Apesar de Você' (com texto de Gustavo Passo inspirado na música do mesmo nome) e 'Os Saltimbancos', obra infantil do compositor.

Em homenagem ao seu aniversário, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) realizou um levantamento inédito sobre sua obra (canções mais regravadas e aquelas mais executadas) que revelou que 'Gente Humilde', 'Anos Dourados' e 'Retrato em Branco e Preto' são as três músicas mais regravadas de Chico Buarque. No total, são 502 obras cadastradas no banco de dados do Ecad e 930 regravações.

[youtube:H263F_Ds298]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt