Chefe da Al-Qaida está na Líbia para obter armas

Um dos chefes da Al-Qaida do Magrebe Islâmico (AQMI), o argelino Mokhtar Belmokhtar, está na Líbia desde há algumas semanas, noticia a AFP, com base em fontes do setor de segurança da região do Norte de África.
Publicado a
Atualizado a

"Mokhtar Belmokhtar, um dos chefes da AQMI, está na Líbia, desde há algumas semanas, designadamente para obter armas", declarou uma das fontes, de um dos países vizinhos do Mali, contactada a partir da capital maliana e que solicitou o anonimato.

"É mais uma vez a prova de que os terroristas procuram absolutamente juntar [as regiões] o Sahel e o Sara", acrescentou.

As suas informações foram confirmadas à AFP por uma fonte do Mali, que adiantou que a presença dura "há algumas semanas" e que as autoridades de Bamako tinham sido informadas "por países amigos no quadro de cooperação em matéria de segurança".

A fonte maliana garantiu que "Belmokhtar está na Líbia", considerando que "a AQMI quer estender a sua área de ação".

Mokhtar Belmokhtar é um dos veteranos da AQMI, que opera numa região vasta, englobando vários países do Sahel, como Argélia, Mauritânia, Níger e o Mali, onde a organização realiza atentados, raptos -- designadamente de ocidentais - e tráficos diversos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt