Chapéu de Napoleão leiloado em Paris por 1,9 milhões de euros
Um dos chapéus de dois bicos que pertenceu a Napoleão foi leiloado este domingo, em Paris, por 1,9 milhões de euros.
O valor inicial era de 800 mil euros, mas, no final, o chapéu acabou por valer mais.
Citado pela Osenat, a empresa de leilões responsável pela venda, Yves Moerman, autor belga que registou o artefacto em 2007, afirma que o chapéu foi usado por Napoleão "em meados do império".
O chapéu de feltro preto era uma das características de Napoleão. Era usado em forma en bataille, ou seja, com as pontas para fora, paralelas aos ombros. Todos os outros oficiais do exército francês utilizam as pontas perpendicularmente.
Mas este chapéu não é um achado propriamente raro. Afinal, Napoleão Bonaparte terá usado cerca de 120 chapéus diferentes ao longo da vida, o que permite encontrar alguns exemplares no mercado.
O chapéu em causa foi vendido com uma camisola que o imperador francês utilizou quando esteve exilado em Santa Helena, e também uma cópia do seu último testamento escrito pelo conde de Montholon, mas ditado por Bonaparte.
Em 2014, um empresário sul-coreano comprou um outro chapéu de Napoleão por 1,8 milhões de euros, um recorde anterior para este artefacto, num leilão também organizado pela Osenat. Quatro anos depois, foi a vez de a leiloeira De Baecque et Assocíés vender um chapéu usado durante a Batalha de Waterloo (em 1815), com uma cotação de 350 mil euros.