Cerca de 700 mil euros para reconstrução de pista na Maia

Um investimento de cerca de 700 mil euros vai ser feito na renovação da pista de atletismo do Estádio Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, na Maia, cujo protocolo de construção será hoje assinado.
Publicado a
Atualizado a

"Será feito um investimento de cerca de 700 mil euros", referiu à Agência Lusa o presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, que revelou que a edilidade apresentou uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), para o qual teve a aprovação do Instituto do Desporto de Portugal (IDP).

De acordo com Bragança Fernandes, "o 'tartan' está a ficar desgastado", pelo que já era uma ambição antiga a renovação da pista e das instalações de apoio, que acolhe "diariamente mais de 200 atletas", alguns dos quais olímpicos.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota, considerou que a reconstrução da pista e a criação do Centro de Alto Rendimento do Norte, ligado ao principal, sedeado no Jamor, são "medidas estruturantes" para a modalidade.

"A pista da Maia teve uma longevidade extraordinária. Foi inaugurada em 1987, com uma Taça da Europa. 22 anos revelam que era um bom produto, mas já se notam défices de qualidade, que punham em causa a segurança física dos atletas", referiu.

Em declarações à Agência Lusa, o dirigente referiu que "era absolutamente necessário que a pista fosse reconstruída, com urgência", porque "muitos dos melhores atletas nacionais estão sedeados no norte do país".

"Os clubes do norte e a Associação de Atletismo do Porto serão para já os grandes beneficiados, mas também a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e o desporto escolar", concluiu.

A assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal da Maia e o IDP vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho e terá as presenças do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, do presidente do IDP, Luís Bettencourt Sardinha, e de Fernando Mota.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt