CEO da EDP: "A energia renovável é perfeitamente competitiva com outras fontes de energia"

Miguel Stilwell defende que planos individuais no caminho para as zero emissões não são suficientes, sendo necessário envolver todos os stakeholers, incluindo os reguladores, os decisores políticos e as comunidades locais.
Publicado a
Atualizado a

Miguel Stilwell, CEO da EDP, discursou esta quarta-feira na Climate Ambition Summit em Nova Iorque, convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em dezembro do ano passado, representando Portugal neste evento. O CEO falou sobre os desafios da passagem para as energias renováveis, mas reforçou que é necessário envolver todos os stakeholders para que esta mudança aconteça.

"Algo que é muito claro para nós é que os cientistas nos dizem que temos de acelerar o caminho para as zero emissões, e o setor das energias renováveis é a chave para esta transformação", afirmou o empresário.

Miguel Stilwell lembrou que as energias renováveis, além de terem zero emissões, são muito baratas hoje em dia. "O preço da energia solar baixou 95% na última década, tal como a energia eólica, por isso isto já não é um problema. A energia renovável é perfeitamente competitiva com outras fontes de energia".

O empresário considera que este tipo de energia traz independência energética e torna o acesso mais democrático em vários países do mundo, mas elencou também os desafios.

Aumentar a escala das energias renováveis é dos maiores desafios que, segundo o empresário, o setor está a viver. As dificuldades de licenciamento e as reações negativas das comunidades locais são as dificuldades que Miguel Stilwell aponta para a dificuldade em aumentar a escala destas energias a curto prazo.

O CEO da EDP considera que regulação clara e consistente é absolutamente essencial. "Os investidores exigem regulação estável e previsível para poderem tomar decisões de investimento. Isto é um pré requisito para que isto aconteça. Têm havido grandes avanços por todo o mundo mas ainda vemos muita desinformação e fragmentação, e penso que isso deveria ser abordado".

O CEO lembrou que 85% da energia produzida pela EDP é de fontes renováveis, quando este valor era apenas de 20% há 15 anos."Já começámos este caminho mas ainda há muito para fazer. Pretendemos investir 25 mil milhões de euros nos próximos quatro anos para continuarmos este caminho".

Miguel Stilwell afirmou que planos individuais não são suficientes, sendo necessário envolver todos os stakeholers no caminho para as zero emissões, incluindo os reguladores, os decisores políticos e as comunidades locais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt