Centenas acompanham funeral de jovem Rúben
Dezenas de jovens apresentaram-se no funeral trajando camisola branca com a imagem do jovem Ruben, de 18 anos.
Na missa de corpo presente, realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de onde saiu o funeral para o cemitério de Algeruz, o padre Constantino lamentou que a Bela Vista estivesse uma vez mais de luto e que a violência tivesse regressado àquele bairro social.
A morte do Ruben, no passado sábado, devido ao despiste do motociclo em que tentava fugir à polícia, levou dezenas de jovens a provocarem diversos atos de vandalismo, um pouco por todo o bairro da Bela Vista.
A revolta de diversos grupos jovens começou logo que surgiram os primeiros rumores de que o Ruben teria sido atingido mortalmente por dois disparos efetuados por um agente da PSP durante a perseguição.
A autópsia, efetuada na segunda-feira, revelou, no entanto, que o corpo do jovem não tinha alojado nenhum projétil nem tinha sinais de que pudesse ter sido atingido pelos disparos da polícia.
A morte do jovem Ruben continua sob investigação do Ministério Público e da Inspeção Geral da Administração Interna, entidade que anunciou a abertura de um inquérito à atuação da polícia.
Depois dos incidentes de sábado à noite, em que foram incendiados vários contentores de lixo e assaltado um autocarro dos TST (Transportes Sul do Tejo), o bairro da Bela Vista parece ter regressado à normalidade.
Para prevenir novos incidentes, a PSP deverá manter por mais alguns dias o reforço do dispositivo policial na esquadra do bairro.