Cem iates na regata Rolex Sydney-Hobart

Publicado a
Atualizado a

Afrota de cem iates dos mais variados modelos - incluindo os espectaculares maxi-boats - já iniciou a clássica rota de 628 milhas entre Sydney, Austrália, e Hobart, na Tasmânia, comemorando a 65.ª edição da tradicional regata no hemisfério sul.

Com a previsão de ventos fortes de nordeste ao longo da costa australiana e ventos do quadrante oeste na travessia do estreito de Bass, entre a Austrália e a Tasmânia, já se anuncia novo recorde no evento e o favorito é o iate Wild Oats XI, que detém o recorde desde 2005 - com 1 dia, 18 h. e 40 m. de navegação - e já somou cinco vitórias consecutivas. \t

Mas são vários os pretendentes ao novo título nesta que é uma das mais importantes regatas no calendário internacional, atraindo velejadores de todo o mundo, especialmente equipas profissionais com experiência em regatas de circum-navegação e travessias oceânicas.

O supermaxi-boat inglês ICAP Leopard, com 100 pés de comprimento, é outro dos favoritos na linha de chegada em Hobart, tendo já registado vitórias na Rolex Fastnet Race e Middle Sea Races.

Os neozelandeses a bordo do Alfa Romeo também figuram como favoritos, bem como a equipa do veterano skipper finlandês Ludde Ingval, a bordo do iate de 90 pés rebaptizado YuuZoo.

A grande interrogação é a participação do maxi-boat Etihad Stadium, que perdeu o mastro na costa do estado de Vitória, duas semanas antes da largada da prestigiada regata.

Entre a frota contam-se veleiros dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Holanda, Nova Caledónia e de cada um dos estados australianos.

Os norte-americanos do BMW Oracle Racing enviaram esta semana uma carta aos defensores suíços do Alinghi a questionar se estão a respeitar as regras relativas à nacionalidade do barco, que deverá ser totalmente construído no próprio país de origem. O Alinghi 5 tem estado a treinar com velas fabricadas em Minden, Nevada, EUA.

O acordo entre a Sociedade Náutica de Geneva e as autoridades espanholas, no sentido de estender o evento para uma série de regatas à melhor de sete, parece ter caído por terra. Não só os representantes da SNG não foram confirmados em Valência, como a própria autarca local declarou que não assumirá a organização em terra.

Após a confirmação do próximo evento em Auckland, NZ, em Março 2010, os organizadores deste novo circuito profissional anunciaram as próximas regatas a bordo do iates AC Class em La Maddalena, Sardenha, em Maio/Junho, num porto do Oriente Médio (a anunciar), em Novembro e em Hong Kong, em Janeiro 2011.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt