Cem contentores de madeira ilegal para exportação apreendidos em Moçambique

Cem contentores com cerca de dois mil metros cúbicos de madeira em toro destinada à exportação foram apreendidos na terça-feira no porto da Beira, em Moçambique, anunciaram hoje as autoridades.
Publicado a
Atualizado a

A apreensão inclui espécies de madeira cujo abate está proibido, além de estar pronta para exportação em toro, sem transformação, o que é igualmente proibido, acrescentaram aos jornalistas.

A carga era proveniente das províncias de Manica e Tete, no centro do país, e tinha como destino a Ásia.

As irregularidades foram detetadas durante uma operação de fiscalização a 400 contentores de madeira, ação promovida pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Agência Nacional de Controlo de Qualidade, Direção-Geral de Alfândegas e Polícia da República de Moçambique (PRM).

Após a apreensão, decorrem averiguações para apurar responsabilidade no circuito da madeira, desde o abate até à preparação para exportação.

O ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural moçambicano, Celso Correia, anunciou este mês que a tutela encaminhou para as autoridades judiciais 144 processos relacionados com exploração ilegal de madeira desde o início do ano, contra 43 em 2016.

Um total de 16 dos 144 processos estão concluídos, acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt