Cavaco Silva em Braga nos 500 anos da Santa Casa
Cavaco Silva vai também visitar o Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, monumento nacional que foi alvo de várias intervenções de restauro ao longo dos últimos anos.
As comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Braga iniciaram-se em fevereiro de 2013, tendo, desde então, a instituição organizado exposições, missas, homenagens a funcionários, criação de uma coleção de elos evocativos da data e visitas ao património da instituição.
A Misericórdia de Braga é, segundo o seu provedor, Bernardo Reis, uma instituição "consolidada e que responde às necessidades mais básicas da comunidade".
Em Braga, a instituição desenvolve um "importante trabalho social" com os seus três lares de idosos, duas creches, um centro de dia, um serviço de apoio ao domicílio, duas cantinas sociais, para além do património que detém, duas igrejas e o edifício onde até há bem pouco tempo funcionava o Hospital de Braga e que a instituição pretende, agora, recuperar e revitalizar com novos serviços de saúde.
Em Vizela, o presidente vai assistir à cerimónia que marca o final das comemorações dos 100 anos da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
Além disso, Cavaco Silva vai visitar a Unidade de Cuidados Continuados a cargo da Santa Casa, que presta apoio a cerca de 60 doentes.