Cavaco joga com telejornais

Publicado a
Atualizado a

Aníbal Cavaco Silva vai apresentar amanhã a sua candidatura à Presidência da República, numa conferência de imprensa "unipessoal" marcada para as oito da noite, no salão nobre do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Ontem mesmo os colaboradores de Cavaco Silva estiveram no CCB com as televisões numa "visita técnica" e de testes, uma demonstração óbvia de que a cerimónia deverá ser transmitida em directo por todas as televisões.

Também ontem, José Medeiros Ferreira, membro da recém-empossada comissão política da candidatura de Mário Soares, insurgiu-se com o pouco tempo de antena que a criação daquele órgão "soarista" teve nas televisões. Num post do seu blogue, e com o título "Mário Soares expulso do prime time", Medeiros Ferreira afirmou "Curioso mesmo foi ver os telejornais todos cheios de imagens de galináceos depenados a cacarejar em grande plano, depois do orçamento, e muito antes das declarações do jovem professor universitário Severiano Teixeira, porta-voz da candidatura. Passou tão tarde (...)."

A iniciativa de amanhã, no CCB, é o primeiro passo da candidatura de Cavaco Silva. O segundo está marcado para o Porto, onde será apresentado o manifesto eleitoral da sua candidatura. Cavaco, sabe o DN, está a preparar uma candidatura "muito abrangente", que não pretende ser o espelho dos seus governos (1985-1995), nem dos seus mais fervorosos seguidores. Do lote de apoiantes deverão constar mesmo várias figuras conotadas com PSD e... PS, desde antigos governantes a destacados militantes que ao longo dos anos se foram afastando da vida política activa.

kátia guerreiro mandatária. Depois de escolher João Lobo Antunes para mandatário nacional da candidatura - o neurocirurgião desempenhou o mesmo papel na reeleição de Jorge Sampaio -, Cavaco Silva convidou a fadista (e médica) Kátia Guerreiro para mandatária da juventude. Com 29 anos e nascida na África do Sul, a fadista já fez duas grandes digressões (incluindo França e Japão) desde 2000 e em Maio deste ano participou, a convite do Ministério da Cultura francês, nos encontros para a Cultura da Europa, em Paris. Foi escolhida em 2004 pela Presidência do Conselho de Ministros como uma das 30 personalidades mais importantes da sua geração nas comemorações dos 30 anos da revolução do 25 de Abril. Kátia Guerreiro lançou dia 13 o seu segundo disco, intitulado Tudo ou Nada, numa cerimónia onde o próprio Cavaco esteve acompanhado da sua mulher. O antigo primeiro-ministro foi ainda ao casamento da fadista com o fotógrafo Rui Ochoa.

Manuel Ferreira Patrício, reitor da Universidade de Évora, vai ser o mandatário neste distrito; e Luís Valente de Oliveira será o do Porto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt