Caso de ébola detetado no Canadá

Uma pessoa que apresenta os sintomas de uma febre hemorrágica, semelhantes aos provocados pelo vírus Ébola, foi hospitalizada no Canadá pouco depois de ter regressado da África Ocidental, anunciaram os serviços de saúde canadianos.
Publicado a
Atualizado a

O doente regressou recentemente dos países onde se registam casos de Ébola, como na Libéria, disse Denise Werker, diretora adjunta da Direção dos Serviços de Saúde da província de Saskatchewan (oeste do Canadá).

"Tudo o que sabemos nesta altura é que temos uma pessoa extremamente doente e que se deslocou a um desses países onde a doença foi detetada", afirmou a mesma responsável, durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão.

Denise Werker referiu-se aos casos mortais de febre hemorrágica em África.

Hoje, os serviços de saúde da Libéria indicaram a existência de seis casos suspeitos de Ébola, que provocaram a morte a cinco pessoas, e 87 outros casos foram detetados na Guiné Conacri.

A responsável canadiana indicou que o paciente que se encontra internado está "em situação de isolamento" e as pessoas com quem convive estão de quarentena e já foram submetidas a análises.

A pessoa internada desenvolveu sintomas depois de ter chegado ao Canadá o que significa que não ocorreu o perigo de contágio no avião em que viajou pois, explicou, o período de incubação não provoca o risco de epidemia.

A mesma responsável sublinhou que os riscos de contágio ocorrem através do sangue e de secreções corporais.

Sem ter garantido que se trata do vírus Ébola pois espera ainda o resultado das análises, Werker indicou que os sintomas são idênticos: febres fortes e boca ensanguentada.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt