Cascais investe 25,8 milhões de euros numa nova escola secundária

As obras vão realizar-se entre julho deste ano e dezembro de 2025. A nova infraestrutura substituirá a atual Escola Secundária de Cascais, tida como provisória há quase 50 anos.
Publicado a
Atualizado a

As obras da nova Escola Secundária de Cascais vão arrancar em julho deste ano e deverão estar concluídas em dezembro de 2025, num investimento de 25,8 milhões de euros por parte da autarquia, que vai assim substituir para o atual estabelecimento de ensino com o mesmo nome. A aprovação da adjudicação do contrato de construção será feita no próximo dia 17 na primeira reunião descentralizada da autarquia liderada por Carlos Carreiras, que se realizará precisamente na velha escola cascalense.

"A atual Escola Secundária de Cascais está provisória há 50 anos e nunca teve nenhuma intervenção de fundo. Portanto, tem vindo a deteriorar-se e está em condições periclitantes. Há muito tempo que era preciso construir uma nova escola", explica Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, ao DN, admitindo que o caminho que foi percorrido até agora "foi um processo complicado e um desafio", mas sublinha que o estado de degradação em que se encontra este estabelecimento de ensino "era uma das vergonhas de Cascais".

De acordo com o projeto a que o DN teve acesso, a futura escola terá um edifício escolar de 75x75 metros e um pátio de 52x52 metros, numa área total de construção de 15 025 metros quadrados, estando previstas 44 salas de aula, biblioteca, auditório e um pavilhão polidesportivo. As novas instalações vão servir um potencial de 1320 alunos dos ensinos básico e secundário, diurno e noturno. De referir que o edifício principal da nova escola será construído no terreno ao lado do atual estabelecimento, sendo que o pavilhão polidesportivo será construído no local da atual escola.

O projeto é coordenado pelo arquiteto Matos Gameiro, que ganhou em 2019 o concurso de ideias lançado pelo município de Cascais. Segundo a autarquia, a estratégia deste projeto tem como base "a criação de um pátio que se constitui como o centro da escola, um espaço quadrangular definido por um corpo elevado de dois pisos que revela e enfatiza um conjunto arborizado que, em boa verdade, já existe a aqui se salvaguarda".

A atual Escola Secundária de Cascais, segundo a descrição do site do agrupamento, funciona num edifício classificado como "pré-fabricado pesado", inaugurado em maio de 1975, é composta por 21 salas e tem capacidade para 813 alunos.

O valor total do investimento da Câmara de Cascais é de 25,8 milhões de euros. Esta obra estará dividida em duas fases - a primeira diz respeito à construção do novo edifício escolar (entre julho deste ano e fevereiro de 2025) e a segunda abrangerá a demolição da atual escola secundária, a construção do pavilhão desportivo e arranjos exteriores que englobam um pinhal adjacente, que ficará disponível para usufruto da população, segundo a autarquia. Esta segunda fase deverá decorrer entre fevereiro e dezembro de 2025.

A adjudicação do contrato destas obras vai ser formalizada no próximo dia 17, naquela que será primeira reunião descentralizada da autarquia. "Nunca fizemos uma reunião descentralizada e esta será por um motivo mais do que justificado para se fazer a primeira reunião descentralizada da Câmara Municipal de Cascais", sublinhou Carlos Carreiras ao DN.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt