Casas de apostas no futebol

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Cerca de 20% das equipas espanholas e inglesas têm, esta época, patrocínio master - aquele que é exposto no peito da camisola - de casas de apostas.

O número cresceu de forma brutal no último ano, há medida que os países da união europeia foram mudando a respectiva legislação.

Real Madrid, em Espanha e Juventus, em Itália, são os dois casos mais emblemáticos. Os dois clubes são patrocinados por Bwin e BetClic respectivamente. Sevilha e West Ham e Palermo são outros exemplos de clubes apoiados por estas duas empresas.

Em França o fenómeno é mais recente. A lei que permite publicidade ao jogo mudou há apenas alguns meses, estando em vigor desde o segundo semestre de 2009.

Tanto que o Lyon nem conseguiu formalizar a parceria com a BetClic a tempo da divulgação pública logo no início da época.

Agora já é oficial. Mas o adversário do Benfica na edição desta temporada da Liga dos Campeões foi ainda mais inovador: o equipamento principal tem BetClic e o alternativo mostra a marca Everest Poker, que faz parte do mesmo grupo. A febre francesa não pára no Lyon. Marselha e Montpellier também assinaram com casas de apostas: no primeiro caso com a BetClic e no segundo com Net Bet.

BetClic e Bwin são duas das maiores casas de apostas online da Europa. A BetClic nasceu em 2005 e tem sede em Malta. A Bwin, que está registada em Gibraltar, é mais antiga, 1997, e hoje já conta com 20 milhões de clientes na Internet.

O domínio das casas de apostas só não é total devido às leis de alguns países.

É o caso de Portugal. Recorde-se que a Bwin já tentou patrocinar a Liga Portuguesa mas esbarrou numa lei de 1783 que confere a exclusividade da exploração do jogo à Santa Casa da Misericórdia.

Outro caso também tentado e igualmente fracassado foi a Bundesliga.

Há quatro anos a Bwin assediou o Werder Bremen e o Munique 1860, sem sucesso devido aos imperativos legais. Hoje o Werder Bremen tem a marca de um banco (Tarbobank) e o Munique 1860 leva a marca de uma empresa de software informático(Comarch).

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