Casamento gay passa a ser legal em 30 estados

Cinco estados americanos tinham levado ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos casos de recursos. Recorriam das decisões de tribunais locais de levantar a proibição do casamento homossexual, o que permitira uniões gay nos estados. Hoje, o Supremo Tribunal rejeitou ouvir esses casos, o que significa que o casamento homossexual continuará a ser permitido.
Publicado a
Atualizado a

Homens e mulheres poderão continuar a casar-se nos estados da Virgínia, Oklahoma, Utah, Wisconsin e Indiana. Mais ainda: a rejeição do Supremo Tribunal deixa intactas as decisões dos tribunais locais e estatais de retirar a proibição do casamento homossexual, e vai afetar outros estados além destes cinco. Segundo a Reuters, fará com que o número de estados onde os casais do mesmo sexo podem casar-se vai subir de repente, de 19 para 30.

A opção do tribunal de não ouvir estes casos surgiu de surpresa, pois a maioria dos peritos acreditava que o Supremo Tribunal quereria pronunciar-se numa questão de importância nacional como esta. A principal dúvida nestes casos reside na questão de se a garantia constitucional de igualdade de tratamento perante a lei faz ou não com que as proibições de casamento homossexual sejam inconstitucionais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt