Casa onde Juan Carlos pode vir a passar férias está aberta ao público

Câmara terá convidado antigo rei de Espanha a instalar-se na Casa de Santa Maria durante o verão. Oposição está contra. Edifício, datado de 1902, está aberto com entrada a três euros
Publicado a
Atualizado a

Não é uma casa que Juan Carlos desconheça aquela que a Câmara Municipal de Cascais terá oferecido ao anterior rei de Espanha para este passar, no futuro, as suas férias de verão. Afinal, conta o jornal ABC na sua edição online, foi na Casa de Santa Maria que, na adolescência, o então futuro monarca se encontrou com a sua primeira namorada, a princesa María Gabriela de Saboya. O edifício, projetado por Raul Lino e construído em 1902, está aberto ao público de terça-feira a domingo, com entradas a três euros.

A notícia foi publicada na última sexta-feira pelo ABC: recentemente, a autarquia terá convidado Juan Carlos a voltar a veranear no Estoril, onde cresceu, disponibilizando-lhe, nessa época, alojamento. Em cima da mesa estariam várias hipóteses de residência, mas há uma que se estará a destacar das restantes: a Casa de Santa Maria, com vista para a Marina de Cascais e para o Atlântico. A Câmara de Cascais - que, contactada pelo DN, não quis comentar a informação divulgada pela publicação espanhola - estará ainda a aguardar uma resposta.

Adquirido pelo município à família Espírito Santo em outubro de 2004, o edifício centenário forma com o Farol Museu de Santa Marta e o Museu-Biblioteca Condes de Castro de Guimarães um conjunto "indissociável da paisagem de Cascais". "É uma construção de 1902 e constitui uma das mais emblemáticas obras do arquiteto Raul Lino, que iniciou a sua carreira precisamente no concelho de Cascais, projetando uma série de casas para alguns amigos", adianta, na página dedicada ao imóvel, a autarquia.

O desejo de construir aquele que se tornaria um dos espaços mais emblemáticos da vila partiu de Jorge O"Neil, um aristocrata de origem irlandesa ligado à indústria tabaqueira, que, ainda no final do século XIX, comprou alguns terrenos junto ao farol. A Torre de Santa Marta (atual Museu-Biblioteca Condes de Castro de Guimarães) seria o primeiro imóvel a nascer, seguindo-se a edificação da Casa de Santa Maria.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt