Carris lança passes anuais que dão dois meses grátis
A partir de quinta-feira, dia 1 de Julho, a Carris vai disponibilizar duas modalidades diferentes de passes anuais. Na compra do passe, os utentes recebem dois meses grátis de livre trânsito na Carris e poupam entre 59 e 82 euros, dependendo do tipo de passe. Este título de transporte anual é apenas utilizável na rede da Carris.
"Pague 10 e Passe 12" é o nome do novo passe da Carris disponível a partir do início de Julho. Na prática trata-se de carregar o cartão Lisboa Viva e o título é válido durante um ano. Há duas modalidades diferentes: o Carris Urbano (que abrange o transporte na zona urbana de Lisboa), e o Carris Rede (que abrange o transporte até à periferia de Lisboa). O preço mensal do Carris Urbano é de 22,85 euros, e do Carris Rede é de 28,00 euros. Com o passe anual, o preço do Carris Urbano fica em 226 euros, e o Carris Rede fica em 277 euros. Feitas as contas, com o "Pague 10 e Passe 12" consegue poupar 82 euros por ano no Carris Urbano e 59 euros no Carris Rede - correspondente a dois meses de "borla".
O título pode ser comprado nas Lojas Mob Carris (Santo Amaro e Arco Cego), nos quiosques Mob Carris (no Cais do Sodré, Campo Pequeno, Colégio Militar e Lumiar) e na Casa da Sorte. No entanto, como a Carris é a única empresa de transportes a criar um passe anual, os utilizadores de várias redes de transportes ficam impossibilitados de comprar passes anuais combinados.
A partir de sábado, haverá também alterações em algumas carreiras, inseridas na terceira fase da Rede 7. São alterados 26 carreiras, sete das quais têm uma modificação do percurso. As carreiras 16, 40, 49, 78, 106, 713 e 718 são as que sofrem alterações de percurso. A carreira 16, entre a Praça do Chile e o Benfica, passa a chamar-se 716, fica com o percurso encurtado a São Sebastião e deixa de ir à Praça do Chile. A 40 (Cais do Sodré-Olaias) passa a 740, é encurtada até à Praça de Londres e deixa de ir às Olaias, enquanto a 49 (ISEL-Saldanha) passa a circular apenas entre o estabelecimento universitário e Entrecampos nos dias úteis. O novo percurso da 778 (antiga 78) continua a ligar o Campo Grande ao Paço do Lumiar, mas com um acrescento no Alto da Faia, e a nova 796 (antiga 106, entre Campo Grande e Galinheiras) sofre uma alteração na zona das Galinheiras.
O autocarro 713 (Marquês de Pombal-Campolide) deixa de ir ao Marquês de Pombal e passa a incluir as Avenidas Novas e a terminar no Arco do Cego, enquanto o 718 (ISEL-Amoreiras) passa a acabar na Alameda Dom Afonso Henriques. Quanto à frequência, vão ser reforçadas as periodicidades de passagem do 723, do 738 e do 758.
"Ao contrário da extensão da Linha Azul [do metropolitano] até Santa Apolónia, que foi um simples prolongamento, na linha vermelha há novas estações, é um prolongamento que provoca um efeito de rede que não tínhamos antes", explicou o director da unidade de controlo operacional da Carris, José Maia.